Mundo

Ficarei decepcionado se boato sobre instalação for verdadeiro, diz Trump

Dois institutos de estudos relataram que obras estavam em andamento para restaurar parte da estação de lançamento de satélites norte-coreana Sohae

Donald Trump e Kim Jong-Un: "o relacionamento é bom", disse o presidente dos EUA (Leah Millis/Reuters)

Donald Trump e Kim Jong-Un: "o relacionamento é bom", disse o presidente dos EUA (Leah Millis/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de março de 2019 às 18h50.

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que ficará decepcionado com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se relatos sobre reconstrução em uma instalação de lançamento de foguetes na Coreia do Norte forem verdadeiros.

Dois institutos de estudos norte-americanos e a agência de notícias sul-coreana Yonhap relataram na terça-feira que obras estavam em andamento para restaurar parte da estação de lançamento de satélites norte-coreana Sohae mesmo enquanto Trump se reunia com Kim em sua segunda cúpula em Hanói na semana passada.

"Eu ficaria muito decepcionado se isso estiver acontecendo", disse Trump a repórteres no Salão Oval, quando questionado sobre os relatos.

"É um relato muito inicial. Fomos nós que o divulgamos. Mas eu ficaria muito, muito decepcionado com o presidente Kim, e eu não acho que ficarei, mas vamos ver o que acontece. Vamos analisar. No final das contas isso será resolvido."

A Coreia do Norte começou a desmantelar uma instalação de testes de motores de míssil em Sohae no ano passado, após se comprometer a fazê-lo durante sua primeira cúpula com Trump em junho do ano passado.

Uma segunda cúpula entre Trump e Kim terminou antes do previsto na semana passada em Hanói devido a discordâncias sobre o quanto a Coreia do Norte estaria disposta a limitar o seu programa nuclear e sobre a disposição dos EUA em atenuar sanções.

"Nós temos um problema bem desagradável aqui. Nós temos que solucionar um problema", disse Trump, acrescentando em uma aparente referência a Kim: "O relacionamento é bom".

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama