Uno Ecology, da Fiat: carro-conceito tem painel solar e bancos de fibra de côco revestidos por um tecido feito de PET reciclado (.)
Vanessa Barbosa
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - Em meio às discussões arrastadas do governo brasileiro sobre incentivos fiscais aos carros verdes, a Fiat avança no desenvolvimento de tecnologias mais limpas para sua produção automotiva. A montadora desenvolve uma versão ecológica do seu Novo Uno, lançado mês passado. Chamado de Uno Ecology, o carro-conceito tem como foco a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.
O modelo é equipado com motor 1.0 movido apenas por etanol (E100). Ele conta com tecnologia start/stop, que desliga o motor do veículo durante as paradas, e religa automaticamente quando o pedal da embreagem for acionado - mecanismo capaz de gerar uma economia de combustível de até 5%.
Ainda por sistema eletrônico, o carro é capaz de avisar ao motorista se há pneus mal calibrados, fator que também amplia o consumo de combustível. O veículo tem painel solar com células fotovoltaicas, que auxilia na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia pelo motor.
No interior do carro (foto abaixo), a montadora empregou materiais biodegradáveis e recicláveis para o acabamento das portas e do painel. Os bancos são de fibra de coco e látex, que diminui o uso de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo.
Além disso, os assentos e tapetes são revestidos por tecidos feitos a partir da reciclagem de plástico PET. Segundo a fabricante, cerca de 30 garrafas são utilizadas por veículo. Ao todo, foram aplicados no protótipo 16,5 quilos de materiais renováveis.
O carro-conceito já foi exibido ao público, no mês passado, durante o Challange Bibendum, no Rio, e deve ser exposto novamente no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os meses de outubro e novembro. A montadora ainda não tem previsão para o lançamento do Uno Ecology.