Mundo

FHC se decepciona com atuação de governos na Rio+20

Fernando Henrique Cardoso visitou o Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20 no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante entrevista coletiva do grupo The Elders (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante entrevista coletiva do grupo The Elders (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 14h42.

Rio de Janeiro - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ter ficado decepcionado com a atuação dos governos na Rio+20, que, na avaliação dele, querem "escapar de compromisso". O ex-presidente visitou nesta quarta-feira pela manhã o Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20 no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio.

"O documento poderia ser mais efetivo, dizer com mais clareza as coisas e mostrar um comprometimento mais nítido dos governos", declarou. Por outro lado, ele avaliou que, em termos de mobilização, a Rio+20 está sendo bem-sucedida. "No futuro a pressão de baixo para cima vai forçar os governantes a terem uma posição mais consequente", disse.

Sobre as críticas de que o Brasil teria sido pouco ambicioso nas negociações, o ex-presidente afirmou que o País, como sede do evento, tem de buscar o equilíbrio e, por isso, fica numa posição "esquisita". Ele disse que não faria "críticas fáceis" e acrescentou que somente a atuação do governo não é suficiente para enfrentar os problemas do Brasil, acrescentando que é importante a participação social e dos empresários.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFernando Henrique CardosoMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRio de JaneiroRio+20

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado