Mundo

Festa de Ano Novo da Times Square vai aclamar a liberdade de imprensa

Celebração marca um ano anormalmente mortal para jornalistas da grande mídia norte-americana

Entrega do número do Ano Novo na Times Square: repórteres serão convidados de honra da festa (Slaven Vlasic/Getty Images)

Entrega do número do Ano Novo na Times Square: repórteres serão convidados de honra da festa (Slaven Vlasic/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 29 de dezembro de 2018 às 16h42.

NOVA YORK - Repórteres serão convidados de honra da festa de Ano Novo de Nova York na Times Square nesta segunda-feira, o que os organizadores disseram ser uma celebração da liberdade de imprensa após um ano anormalmente mortal para jornalistas da grande mídia norte-americana.

Dois ataques em particular impressionaram os organizadores no outono, quando decidiam quem teria a honra de iniciar a queda da bola cerimonial antes da meia-noite, de acordo com Tompkins, presidente da Times Square Alliance.

Um foi a morte de Jamal Khashoggi, um colunista saudita do Washington Post e morador dos Estados Unidos, dentro de um consulado da Arábia Saudita na Turquia. O outro foi o tiroteio em massa na redação do The Capital, um jornal de Annapolis, Maryland, que ocorreu em junho e deixou cinco funcionários mortos.

"Ao longo do ano, tem sido um grande problema", disse Tompkins em uma entrevista. "A Times Square em si é a maior ágora possível e representa o espaço público", observando que a área foi nomeada em homenagem ao New York Times e que foi um editor do Times, Adolf Ochs, que começou a tradição da queda da bola em 1907.

Joel Simon, diretor-executivo do Comitê para a Proteção de Jornalistas, disse que a Times Square Alliance se aproximou do grupo devido à "percepção de que o jornalismo e os jornalistas em particular estão sendo ameaçados e seu papel está sendo questionado".

Acompanhe tudo sobre:ano-novoLiberdade de imprensaNova York

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha