Mundo

FED subirá juros?; A volta da Nokia…

FED pode aumentar juros O FED, banco central dos Estados Unidos, está muito perto de aumentar a taxa de juro em junho, de acordo com a ata de sua reunião de abril divulgada nesta quarta. A instituição afirma que deve recorrer à medida se indicadores como a taxa de inflação e o nível de emprego […]

TETSURO AIKAWA, DA MITSUBISHI: 600.000 carros burlaram os testes de eficiência / Thomas Peter/ Reuters

TETSURO AIKAWA, DA MITSUBISHI: 600.000 carros burlaram os testes de eficiência / Thomas Peter/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2016 às 18h47.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h56.

FED pode aumentar juros

O FED, banco central dos Estados Unidos, está muito perto de aumentar a taxa de juro em junho, de acordo com a ata de sua reunião de abril divulgada nesta quarta. A instituição afirma que deve recorrer à medida se indicadores como a taxa de inflação e o nível de emprego continuarem elevados no segundo trimestre. A expectativa de aumento de juros nos Estados Unidos reforçou as altas do dólar no mercado internacional.

“Até a última urna”

Na corrida à candidatura presidencial pelo Partido Democrata, Bernie Sanders foi anunciado vencedor das primárias do Oregon, que ocorreram na terça-feira 17. No Kentucky, a vitória ficou com Hillary Clinton, que obteve 46,8% dos votos, ante 46,3% do oponente. Os resultados foram positivos para Sanders, que afirmou que permanecerá na disputa “até a última urna”. Ainda que pressionada, Hillary segue muito à frente de Sanders na corrida pelos 2.383 delegados necessários.

Trump I: conversas com a Coreia

Em entrevista à agência Reuters, o provável candidato republicano à Presidência americana, Donald Trump, afirmou que aceitaria retomar as negociações com a Coreia do Norte, numa tentativa de paralisar o programa nuclear do país. Uma atitude como essa iria na contramão das atuais ações do governo americano, que adota a política de isolar o regime de Kim Jong-un.

Trump II: a bolha do Vale

Na mesma entrevista à agência de notícias americana, Trump disse perceber uma “perigosa bolha financeira” nas startups de tecnologia do Vale do Silício. Segundo ele, tais empresas nunca ganharam dinheiro efetivamente, embora muitas tenham valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares. A preocupação já havia sido apontada por observadores da indústria da tecnologia. Em resposta no Twitter, investidores do Vale do Silício ironizaram a situação com a frase “Make Bubbles Great Again”, fazendo um trocadilho com “Make America Great Again”, slogan da campanha de Trump.

Cai presidente da Mitsubishi

A montadora japonesa Mitsubishi anunciou nesta quarta-feira a saída de seu presidente, Tetsuro Aikawa, e a do vice, Ryugo Nakao. A decisão é consequência do escândalo de manipulação de dados de consumo de combustível, no qual a empresa admitiu ter manipulado testes de quatro modelos — cerca de 600.000 carros. A fraude foi descoberta após uma pesquisa interna da Mitsubishi, que interrompeu a produção dos modelos e afirma estar investigando o ocorrido.

Equador treme (de novo)

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Equador na madrugada desta quarta-feira. Com epicentro no oeste do país, o tremor deixou apenas pequenos danos materiais, mas foi sentido em muitas partes do país, incluindo a capital, Quito. Há apenas um mês a mesma região foi atingida por um tremor de 7,8 graus que deixou mais de 650 mortos.

Nokia de volta

A empresa de tecnologia Nokia anunciou nesta quarta-feira que voltará a produzir smartphones e tablets. Líder do mercado de celulares até 2012, a empresa não conseguiu ser bem-sucedida na transição para os smartphones e hoje produz apenas celulares tradicionais. Depois de apostar numa parceria com a Microsoft e seu Windows Mobile em 2011, a Nokia agora passará a fabricar aparelhos com o sistema Android, do Google.

Google vs. Amazon

O Google apresentou em conferência nesta quarta o Google Home, equipamento com tecnologia de voz para casas que chega ao mercado para competir com o Amazon Echo. Plugado a uma parede, o Google Home responde a comandos do morador e se conecta a outros aparelhos da casa. Assim, é possível acionar uma playlist musical, enviar vídeos do YouTube ao televisor, chamar um carro no Uber ou regular a temperatura do ambiente. Equipamentos de inteligência artificial, capazes de executar tarefas e conectar aparelhos, são considerados a nova onda do mercado de tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia