Fed prevê que economia americana terá crescimento mais forte com menor desemprego (./Reuters)
Da Redação
Publicado em 19 de maio de 2010 às 17h20.
Washington - O Federal Reserve (Fed) prevê que a economia dos Estados Unidos terá um crescimento mais forte do que o esperado este ano, com menor desemprego, segundo a ata da última reunião do banco central americano, divulgada nesta quarta-feira.
A alta do PIB americano deverá situar-se entre 3,2% e 3,7% em projeção anual no final do quarto trimestre, segundo as previsões dos diretores do Fed apresentadas na reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) nos dias 27 e 28 de abril.
A previsão anterior do Fed, que datava de janeiro, era de 2,8% a 3,5%.
Publicadas em anexos das atas da última reunião do Fomc, as novas previsões mostram que os diretores do Fed não mudaram de opinião sobre as perspectivas da economia americana, já que preveem um aumento de 3,4% a 4,5% para 2011 e de 3,5% a 4,5% para o final de 2012.
Como consequência da melhora esperada para o ano em curso, o Fed reduziu sua previsão para a taxa de desemprego, que deve ficar de 9,1% a 9,5% - contra uma estimativa anterior de 9,5% a 9,7% - no último trimestre.
As atas destacam que os diretores do Fed continuavam prevendo, no fim de abril, uma recuperação "gradual" com uma alta "moderada" do PIB.
O Fed não publica previsões de crescimento para o ano inteiro, diferentemente do governo, que anunciou no início de maio uma revisão para cima da projeção de crescimento da economia, de 3% para 2010.