Mundo

Fed: PIB dos EUA deve crescer de 3% a 4% em 2011

O aperto na oferta de crédito nos EUA, provocado pela crise financeira recente, está menos intenso, mas ainda não acabou

Sede do Fed, em Washington (Dan Smith/Wikimedia Commons)

Sede do Fed, em Washington (Dan Smith/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 17h00.

A economia norte-americana aparentemente está melhorando, mas a recuperação total só será atingida quando as pequenas empresas começarem a prosperar, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke. Segundo ele, os EUA devem crescer entre 3% e 4% neste ano, mas isso não será suficiente para reduzir o nível de desemprego.

Durante um fórum sobre pequenas empresas, Bernanke disse que os bancos precisam encontrar o ponto de equilíbrio entre garantir que não sejam mais feitos empréstimos podres e oferecer financiamento para as empresas que merecem. "Nós queremos que as empresas viáveis, com bons planos de negócio e muita experiência consigam empréstimos", disse a autoridade.

O aperto na oferta de crédito nos EUA, provocado pela crise financeira recente, está menos intenso, mas ainda não acabou. Os bancos começaram a afrouxar os padrões para empréstimos em meados de 2010, mas continua sendo difícil obter crédito. A situação é particularmente ruim para as pequenas empresas, que dependem bastante de financiamento bancário.

Bernanke disse que 2011 será "um ano melhor para os empréstimos a pequenas empresas" e destacou que "as coisas pararam de piorar e estão ficando um pouco melhores". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Mundo

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura