Mundo

Fed nega tentativa de desvalorizar o dólar

Vice-presidente do Fed defende que compra de US$ 600 bilhões em títulos da dívida ajuda a recuperação da economia americana o dólar

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar" disse a dirigente do Fed (Patrick Lin/AFP)

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar" disse a dirigente do Fed (Patrick Lin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 11h53.

Washington - A vice-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, afirmou em uma entrevista publicada nesta terça-feira no Wall Street Journal que a instituição não busca provocar a desvalorização do dólar com sua atual política monetária.

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar. Não se deve enxergar isto como um novo capítulo na guerra cambial", declarou Yellen ao jornal financeiro.

O Fed anunciou em 3 de novembro a compra de 600 bilhões de dólares em títulos da dívida do Tesouro americano até junho de 2011, com o objetivo de reduzir as taxas de juros no país e estimular o crédito para acelerar a recuperação econômica.

Mas os Estados Unidos são acusados por muitos países de buscar deliberadamente debilitar a cotação do dólar com a criação de moeda, com o objetivo de ganhar competitividade às custas dos concorrentes.

Yellen rebateu a crítica. "Devemos explicar tão claramente quanto for possível a lógica da política que decidimos seguir, que consiste em sustentar uma recuperação um pouco mais sólida", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroMoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo