Mundo

Fed nega tentativa de desvalorizar o dólar

Vice-presidente do Fed defende que compra de US$ 600 bilhões em títulos da dívida ajuda a recuperação da economia americana o dólar

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar" disse a dirigente do Fed (Patrick Lin/AFP)

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar" disse a dirigente do Fed (Patrick Lin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 11h53.

Washington - A vice-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, afirmou em uma entrevista publicada nesta terça-feira no Wall Street Journal que a instituição não busca provocar a desvalorização do dólar com sua atual política monetária.

"O objetivo aqui não é fazer baixar o dólar. Não se deve enxergar isto como um novo capítulo na guerra cambial", declarou Yellen ao jornal financeiro.

O Fed anunciou em 3 de novembro a compra de 600 bilhões de dólares em títulos da dívida do Tesouro americano até junho de 2011, com o objetivo de reduzir as taxas de juros no país e estimular o crédito para acelerar a recuperação econômica.

Mas os Estados Unidos são acusados por muitos países de buscar deliberadamente debilitar a cotação do dólar com a criação de moeda, com o objetivo de ganhar competitividade às custas dos concorrentes.

Yellen rebateu a crítica. "Devemos explicar tão claramente quanto for possível a lógica da política que decidimos seguir, que consiste em sustentar uma recuperação um pouco mais sólida", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CâmbioDólarMoedasMercado financeiroFed – Federal Reserve System

Mais de Mundo

FMI anuncia acordo que destina à Ucrânia US$ 8,2 bilhões para recuperação econômica

Dois soldados da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca

Militares da Guiné-Bissau anunciam destituição do presidente e tomam o poder

Reforma tributária impulsiona Índia a crescer mais de 6% ao ano, diz FMI