Mundo

Fed: crescimento dos EUA se mantém de 'fraco a moderado'

Banco Central americano acredita que país continue se recuperando, mas alerta para risco de inflação

Sede do Fed: "crescimento sólido" na maior parte do país (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

Sede do Fed: "crescimento sólido" na maior parte do país (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 17h05.

Washington - A economia dos Estados Unidos continuou crescendo a um ritmo de "fraco a moderado" segundo as regiões, durante os primeiros meses do ano, destacou o livro bege do Federal Reserve (Fed, banco central americano), publicado esta quarta-feira, com tom cauteloso sobre a inflação e o setor imobiliário.

"A atividade econômica em seu conjunto continuou crescendo a um ritmo de fraco a moderado em janeiro no começo de fevereiro", informou o banco central.

Este relatório de conjuntura é feito com base em informações transmitidas pelas 12 representações regionais do Fed, em função de suas observações em campo e de seus contatos com o setor empresarial, anteriores a 18 de fevereiro.

O documento destacou que em seu conjunto, as vendas no varejo aumentaram apesar das tempestades de neve que paralisaram várias regiões do país e que tiveram "um efeito negativo na atividade comercial".

A produção manufatureira registrou um "crescimento sólido" em todas as regiões, exceto uma, acrescentou o Livro Bege, que constata que o mercaado imobiliário se mantém "frágil", bem como o da construção.

Dois dias antes da publicação de dados oficiais de emprego, o Fed destacou que "o mercado de trabalho melhorou levemente no país".

O documento advertiu para o aumento dos preços.

"Varejistas de alguns distritos mencionaram ter adotado aumento de preços ou antecipavam tal medida para os próximos meses", acrescentou.

O Livro Bege será usado na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, em 15 de março.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Mundo

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional