Mundo

72,4% pretendem presentear namorados , segundo Fecomercio-SP

Itens de vestuário, tecidos e calçados são os preferidos tanto para presentear quanto para ser presenteado

Segundo a sondagem, 71% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar antes de decidir o presente (Getty Images)

Segundo a sondagem, 71% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar antes de decidir o presente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 18h48.

São Paulo - A maioria dos paulistanos (72,4%) pretende presentear neste Dia dos Namorados (12 de junho) e irá gastar, em média, R$ 61. É o que mostra sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), divulgada hoje. Segundo a entidade, 57,6% dos entrevistados devem gastar mais de R$ 70.

Itens de vestuário, tecidos e calçados são os preferidos tanto para presentear (preferência de 34,6% dos paulistanos ouvidos) quanto para ser presenteado (31,9%). Em relação à forma de pagamento, a "mais utilizada será à vista (cheque, dinheiro ou débito) para 65,9% dos paulistanos, seguida pelo cartão de crédito (29,9%)", diz a Fecomercio-SP, em nota.

De acordo com a entidade, 77,4% dos homens entrevistados pretendem presentear, porcentual maior que o das mulheres, de 66, 8%. Além disso, a sondagem mostrou que 71% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar antes de decidir o presente, sendo que a maioria (35,1%) visita até três estabelecimentos antes de efetuar a compra; e 42,3% dos paulistanos comprarão o presente na véspera do Dia dos Namorados, enquanto 44,2% já compraram com uma semana de antecedência.

Entre os que irão presentear, 55% não esperariam a data passar para aproveitar uma promoção, porém 42,3% esperariam um "saldão". Segundo a nota da Fecomercio-SP, 44,7% das mulheres esperariam para comprar presentes mais baratos depois da data, enquanto 57,1% dos homens devem dar o presente na data correta.

Entre aqueles que não pretendem presentear, 35,8% não têm o costume de presentear em datas comemorativas e 29,6% disseram estar endividados ou sem dinheiro. "Questionados se optariam por quitar uma dívida ao invés de presentear seu (sua) amado (a), 71 7% dos paulistanos optariam por zerar suas contas antes de fazer novas", conclui a Fecomercio-SP.

A sondagem ouviu 1.118 consumidores no município de São Paulo, de 6 a 8 de junho.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresdia-dos-namoradosVarejo

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino