Mundo

FBI obtém mandado para examinar e-mails relacionados a Hillary

Segundo fontes da AP, o FBI obteve um mandado para investigar e-mails recém-descobertos que podem ter relação com o caso de Hillary Clinton

FBI: Hillary teria usado servidor privado de e-mail para tratar de assuntos de governo (Joe Raedle/AFP)

FBI: Hillary teria usado servidor privado de e-mail para tratar de assuntos de governo (Joe Raedle/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de outubro de 2016 às 07h43.

Washington - O FBI obteve um mandado para começar a examinar e-mails recém-descobertos que podem ser relevantes para a investigação sobre o uso de um servidor privado pela candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, para o envio de e-mails, informou uma autoridade com conhecimento do assunto à Associated Press.

Agentes do FBI querem avaliar e-mails de Huma Abedin, assessora de longa data de Hillary. As mensagens foram encontradas em um aparelho durante outra investigação que envolvia o envio de mensagens de conteúdo sexual por Anthony Weiner, ex-congressista de Nova York e ex-marido de Huma.

A autoridade não informou quando os agentes completarão a apuração dos e-mails, mas ressaltou que eles agirão com urgência.

A investigação sobre e-mails de Hillary, que havia sido encerrada em julho sem qualquer acusação, voltou à tona na última sexta-feira, quando o diretor do FBI, James Comey, alertou o Congresso sobre a existência de e-mails que poderiam ser pertinentes para a averiguação.

O FBI quer verificar se os e-mails contêm informações confidenciais ou foram utilizados de forma inapropriada, fatores que também motivaram a investigação original sobre Hillary.

A polêmica sobre e-mails de Hillary ressurgiu pouco mais de uma semana antes da eleição presidencial dos EUA, marcada para 8 de novembro. As últimas pesquisas de opinião mostram Hillary à frente do adversário republicano, Donald Trump, na disputa pela presidência norte-americana.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasFBIHillary Clinton

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul