Mundo

FBI investiga tiroteio como possível ataque a Trump; suspeito é detido

Autoridades detêm homem enquanto FBI apura uma possível nova tentativa de assassinato contra o ex-presidente

Donald Trump: ex-presidente dos EUA sofreu uma tentativa de atentado em julho (Robyn Beck/AFP)

Donald Trump: ex-presidente dos EUA sofreu uma tentativa de atentado em julho (Robyn Beck/AFP)

Publicado em 15 de setembro de 2024 às 18h35.

Última atualização em 15 de setembro de 2024 às 21h17.

O FBI está investigando o tiroteio ocorrido neste domingo, 15, quando disparos foram feitos próximos ao ex-presidente Donald Trump, como uma possível tentativa de assassinato. O incidente ocorreu no Trump International Golf Club, em West Palm Beach, Flórida, enquanto o republicano jogava golfe. Em comunicado oficial, o FBI confirmou que está tratando o caso com seriedade e apurando todas as circunstâncias em torno do ocorrido.

As autoridades locais também confirmaram que um suspeito foi detido. Segundo o xerife William D. Snyder ao New York Times, um homem possivelmente relacionado ao tiroteio foi preso pelos policiais após ser interceptado em um veículo. Embora o suspeito não estivesse armado no momento da prisão, investigadores federais estão analisando o carro para reunir mais provas. “Ele não demonstrou muitas emoções ao ser detido”, declarou o xerife.

Golfe de Trump representa desafio de segurança para o Serviço Secreto Por que a saída de Kennedy deixou as pesquisas nos EUA mais confiáveis?

O Serviço Secreto, que estava presente no local para proteger Trump, relatou que um de seus agentes avistou o cano de um rifle aparecendo por trás de uma cerca enquanto o ex-presidente jogava.

Últimas apurações do New York Times afirmam que Trump já voltou a sua residência em Mar-a-Lago. Ele estaria no campo de golfe com alguns de seus funcionários e Steve Witkoff, amigo de longa data, quando os disparos ocorreram.

Suspeito detido

Teri Barbera, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Palm Beach, disse que há apenas uma pessoa de interesse sendo interrogada. Ainda não há informações sobre um possível motivo ou a identidade do suspeito detido. A informação é da AP News.

Fotos compartilhadas pela polícia e publicadas pelo site americano mostram duas sacolas pretas penduradas em uma cerca de arame. Há uma arma de fogo, descrita pelas autoridades locais como um rifle AK-47, descansando contra a cerca. A câmera GoPro pode ser vista logo ao lado.

O xerife de Palm Beach, Ric Bradshaw, afirmou que os equipamentos encontrados sugerem que o homem pretendia registrar o incidente. O suspeito primeiramente fugiu, mas foi pego dentro do carro, supostamente fugindo do local.

Fotos divulgadas pelo site americano AP News mostram onde estava o criminoso na hora dos disparos (AP Photo/Stephany Matat)

Trump se pronuncia

Em suas redes sociais, Trump comentou o caso, assegurando que está seguro. O candidato pelos republicanos nas eleições americanas afirmou que “nada vai me deter” e que "NUNCA VAI SE RENDER!". Trump também enviou um e-mail aos seus apoiadores para tranquilizá-los, garantindo que está bem após o incidente.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, também se pronunciou sobre o possível atentado contra o ex-presidente nas redes sociais. Na última terça-feira, 10, os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos realizaram o primeiro debate presidencial das eleições americanas. “Fui informada sobre relatos de tiros disparados perto do ex-presidente Trump e sua propriedade na Flórida, e estou feliz que ele esteja seguro. A violência não tem lugar na América”, publicou.

Acompanhe tudo sobre:Atentado contra TrumpDonald Trump

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino