Mundo

Farc violam acordo sobre entrega de menores rebeldes

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia firmaram em novembro passado um acordo de paz com o governo da Colômbia

Farc: em maio, as partes no acordo anunciaram a saída "em breve" de todos os menores dos campos das Farc, mas o processo foi retardado por problemas internos (John Vizcaino/Reuters)

Farc: em maio, as partes no acordo anunciaram a saída "em breve" de todos os menores dos campos das Farc, mas o processo foi retardado por problemas internos (John Vizcaino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 10h15.

A guerrilha das Farc não cumpriu com o acordo para entregar os menores de 15 anos que integram suas fileiras, um compromisso que os rebeldes assumiram no tratado de paz para acabar com o conflito interno, denunciou o governo colombiano nesta quinta-feira.

"Neste ponto, as Farc estão em dívida com o país. Não estão se movendo com a rapidez que deveriam e estamos alertando para isto em todas as reuniões", disse Sergio Jaramillo, Alto Comissário para a Paz do governo.

"Isto é francamente inaceitável", acrescentou Jaramillo em entrevista à rádio RCN.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia firmaram em novembro passado um acordo de paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos, e o tema dos menores foi um dos mais espinhosos nos quatro anos de negociações.

Jaramillo recordou que em março de 2016 ficou acertado que os menores sairiam das fileiras das Farc e iriam para um programa de reincorporação de jovens à vida civil.

Em maio, as partes anunciaram a saída "em breve" de todos os menores dos campos das Farc, mas o processo foi retardado por problemas internos.

Segundo Jaramillo, apenas 13 menores abandonaram os campos das Farc, em setembro passado.

O Alto Comissário disse que o governo ignora quantos menores permanecem nas Farc, mas estimou que um "número importante" de jovens ingressou na guerrilha.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaFarcNegociações

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique