Mundo

Farc obtém acordo para converter guerrilha em partido

O acordo anunciado hoje em Havana encerra a segunda das seis fases previstas de negociações de paz entre as Farc e o governo da Colômbia


	Membro das Farc: governo colombiano e Farc decidirão que próxima fase de negociações buscará solução para questão do narcotráfico
 (Luis Robayo/AFP)

Membro das Farc: governo colombiano e Farc decidirão que próxima fase de negociações buscará solução para questão do narcotráfico (Luis Robayo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 16h24.

O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano fecharam nesta quarta-feira um acordo por meio do qual a guerrilha abandonará as armas e se converterá em movimento político reconhecido.

"Chegamos a um acordo fundamental, referente ao segundo ponto da agenda, para o término do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura denominado participação política", disseram representantes das Farc e do governo em comunicado conjunto.

A nota foi lida a jornalistas pelo representante cubano Rodolfo Benítez. Iniciado há um ano, o processo de paz entre a Colômbia e as Farc é acompanhado por Cuba, Noruega, Chile e Venezuela.

O acordo anunciado hoje em Havana encerra a segunda das seis fases previstas de negociações de paz entre as partes.

O governo colombiano e as Farc também decidirão que a próxima fase das negociações buscará uma solução para a questão do narcotráfico. Eles não informaram, porém, quando terá início a terceira fase da busca por um acordo definitivo de paz.

"As condições particulares para o novo movimento que surja da transição das Farc para a atividade política legal serão discutidas no marco do terceiro ponto da agenda", prosseguia a nota conjunta. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcPartidos políticosPolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições