Mundo

Farc integra comandantes às negociações de paz com Bogotá

Outros quatro membros Estado-Maior Central das Farc também se integraram ao processo de paz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 13h15.

Havana - A guerrilha das Farc integrou dois proeminentes comandantes, Félix Antonio Muñoz ("Pastor Alape") e Luis Antonio Losada ("Carlos Antonio Lozada"), à nova subcomissão que preparará o desarmamento junto aos chefes militares colombianos nas negociações de paz em Cuba.

"Com esta medida, as Farc demonstram que a vontade de paz da guerrilha é tão alta quanto nossas cordilheiras", afirmou o negociador chefe do grupo, Iván Márquez.

Muñoz e Losada são membros do seleto Secretariado das Farc, o órgão colegiado que dirige a guerrilha, e participarão na equipe de desarmamento junto a oficiais da Forças Armadas colombianas, encabeçadas pelo general Javier Flórez.

Márquez também disse que se integraram ao processo de paz quatro membros do Estado-Maior Central das Farc.

Desde o início das negociações de paz, em novembro de 2012, as partes chegaram ao consenso sobre três dos seis pontos da agenda: reforma rural (maio de 2013), participação política (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).

Além da atenção às vítimas, atualmente em discussão, estão pendentes os temas de abandono das armas pelas Farc e o mecanismo para referendar um eventual acordo de paz.

Dados oficiais apontam que o conflito armado que envolve as guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e agentes do Estado deixou aproximadamente 220 mil mortos e 5,3 milhões de deslocados em mais de 50 anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcNegociações

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento