Mundo

Farc fazem balanço positivo dos diálogos de paz

"Até o momento há um bom balanço", disse hoje o guerrilheiro "Jesús Santrich", como é conhecido Seuxis Paucias Hernández


	Ricardo Tellez, negociador das FARC: as Farc manterão abertos seus próprios espaços de comunicação e interlocução com as organizações sociais da Colômbia 
 (Reuters)

Ricardo Tellez, negociador das FARC: as Farc manterão abertos seus próprios espaços de comunicação e interlocução com as organizações sociais da Colômbia  (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 15h49.

Havana - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram nesta terça-feira um balanço positivo do curso das negociações de paz com o Governo da Colômbia, ao destacar que o primeiro acordo sobre a participação cidadã no processo demonstra "sintonia" e "resultados concretos".

"Até o momento há um bom balanço", disse hoje o guerrilheiro "Jesús Santrich", como é conhecido Seuxis Paucias Hernández, antes de começar uma nova reunião negociadora no Palácio de Convenções de Havana, após um dia de recesso.

Como todos os dias desde que começou o diálogo em Havana, as Farc divulgaram uma declaração, desta vez para ressaltar o "grande passo" que representa o acordo de realizar um fórum sobre desenvolvimento agrário para que a sociedade civil apresente propostas que depois serão enviadas à mesa de negociação.

Esse espaço aberto à cidadania "se constrói sem detrimento das demais iniciativas populares que sejam realizadas na busca por paz e deverá servir como fator que ajude a motivar uma maior participação e novas iniciativas", segundo a guerrilha.

No entanto, as Farc manterão abertos seus próprios espaços de comunicação e interlocução com as organizações sociais da Colômbia para "recolher de maneira direta os sentimentos, pontos de vista e anseios nacionais".

Em qualquer caso, Santrich comentou à imprensa que o diálogo "vai por bom caminho e com resultados concretos".

"Chegamos a um convênio e isso quer dizer que há acordo e que há sintonia", acrescentou.

A importância do fórum, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de dezembro em Bogotá e será organizado pelas Nações Unidas e pela Universidade Nacional da Colômbia, também foi ressaltada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que considera "essencial" a participação cidadã no processo de paz.

Além desse fórum, a mesa negociadora tem pendente a abertura de um site conjunto que incluirá outros mecanismos de participação cidadã. 

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaFarcNegociações

Mais de Mundo

Buenos Aires tem dilúvio na véspera de eleições decisivas para Milei

Trump diz que pode reduzir as tarifas ao Brasil sob 'certas circunstâncias'

Como funcionam as eleições legislativas da Argentina?

Por que Trump decidiu apoiar Milei?