Mundo

FAO reduz previsão para safra global de trigo em 2010

Milão - A oferta mundial de trigo pode diminuir no próximo ano se a severa seca na Rússia persistir, previu nesta quarta-feira a FAO, ao mesmo tempo em que anunciou uma redução de 4 por cento na sua projeção para a safra global do cereal em 2010, para 651 milhões de toneladas em 2010. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2010 às 14h14.

Milão - A oferta mundial de trigo pode diminuir no próximo ano se a severa seca na Rússia persistir, previu nesta quarta-feira a FAO, ao mesmo tempo em que anunciou uma redução de 4 por cento na sua projeção para a safra global do cereal em 2010, para 651 milhões de toneladas em 2010.

A organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) cortou em 25 milhões de toneladas a sua previsão, em relação à projeção feita em junho, antes da seca na Rússia, que exportou 18 milhões de toneladas de trigo no ano passado.

"Se a seca da Federação Russa continuar, isso pode trazer problemas para o plantio de inverno no país, com implicações potencialmente sérias para a oferta mundial de trigo em 2011/12", afirmou a FAO.

A entidade reduziu a sua previsão dos estoques globais de trigo ao final de 2010/11 para 188 milhões de toneladas, ante 194 milhões de toneladas em junho, também citando safras menores no Canadá, Cazaquistão e Ucrânia.

Os preços globais do trigo saltaram mais de 50 por cento desde junho e podem provavelmente subir mais, devido à expectativa de oferta mais apertada, o que levantou temores de que se repita a crise de alimentos de 2007/09, segundo a FAO.

Mas tais preocupações de uma nova crise não se justificam no momento, com os estoques mundiais abundantes, especialmente nos exportadores, para cobrir uma esperada escassez de produção, destacou a organização.

O mundo teve dois anos consecutivos de safras recordes antes da seca na região do Mar Negro, acrescentou a organização.

Leia mais notícias sobre a ONU

Siga as últimas notícias de Economia no twitter
 

Acompanhe tudo sobre:AlimentosCommoditiesONUTrigo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia