Mundo

FAO alerta para chance de propagação da gripe aviária

De acordo com o órgão, há sinais de que uma mutação do vírus está se espalhando pela Ásia e pelos seus arredores

Local afetado pela gripe aviária no Reino Unido: o H5N1 já infectou 565 pessoas desde o primeiro registro, em 2003 (Matt Cardy/Getty Images)

Local afetado pela gripe aviária no Reino Unido: o H5N1 já infectou 565 pessoas desde o primeiro registro, em 2003 (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 21h43.

Brasília – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) emitiu um alerta hoje (29) para a possibilidade de aumento da propagação do vírus H5N1, responsável pela gripe aviária.

De acordo com o órgão, há sinais de que uma mutação do vírus está se espalhando pela Ásia e pelos seus arredores, trazendo “riscos imprevisíveis para a saúde humana”.

O H5N1 já infectou 565 pessoas desde o primeiro registro, em 2003. Dessas, 331 morreram em decorrência da gripe aviária. O último óbito foi identificado este mês no Camboja. O país, situado ao Sul do Continente Asiático, já confirmou oito casos da doença este ano, todos fatais.

Os serviços de vigilância veterinária do Vietnã estão em alerta máximo e consideram promover uma campanha de vacinação específica ainda este ano. A circulação do vírus na região, segundo a FAO, representa risco direto de contaminação para o Camboja, a Tailândia e a Malásia, além da Península Coreana e do Japão.

O órgão ressaltou ainda que a migração de aves selvagens pode espalhar a doença para outros continentes.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoONUGripesGripe aviária

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA