A peste bovina não atinge o ser humano, mas tem taxa de mortalidade de quase 100% entre os animais (AFP/Don Emmert)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h40.
Roma - A campanha mundial contra a peste bovina está a ponto de encerrar as atividades, o que abre caminho para a erradicação oficial da doença fatal para o gado, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A peste bovina não afeta diretamente o ser humano, mas provoca grandes perdas às criações de gado, o que resulta em fome e devastação, destaca a FAO em um comunicado.
"A luta pela eliminação da peste bovina sempre foi prioridade para a FAO", declarou o diretor geral da agência, Jacques Diouf, durante um simpósio mundial sobre a erradicação do mal em Roma.
A FAO aguarda os últimos relatórios oficiais sobre a situação deste mal em alguns países da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Assim a erradicação da peste bovina em escala mundial pode ser proclamada oficialmente em meados de 2011.
A peste bovina, provocada por um vírus e difundida por contato e através de materiais contaminados, dizimou milhões de bovinos, búfalos, iaques e algumas espécies selvagens da mesma família, com taxas de mortalidade que em alguns casos extremos se aproximam de 100%.
Leia mais sobre agropecuária
Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter