Mundo

Família de Stephen Hawking doa seu respirador a hospital de Cambridge

Além do equipamento usado pelo físico, Lucy Hawking também doou outras máquinas respiratórias ao sistema de saúde

Stephen Hawking: Se estivesse vivo, físico estaria na linha de frente ao combate a epidemia de covid-19, afirma família (Toby Melville/Reuters)

Stephen Hawking: Se estivesse vivo, físico estaria na linha de frente ao combate a epidemia de covid-19, afirma família (Toby Melville/Reuters)

A

AFP

Publicado em 22 de abril de 2020 às 11h26.

A família do astrofísico britânico Stephen Hawking doou seu respirador ao hospital de Cambridge para ajudar na luta contra a pandemia de coronavírus.

Sua filha, Lucy Hawking, afirmou que o Royal Papworth Hospital de Cambridge proporcionou a seu pai um apoio médico "brilhante, dedicado e compassivo" até sua morte, aos 76 anos, em 14 de março de 2018. "Se ainda estivesse vivo percebemos que ele estaria na linha de frente da pandemia da covid-19 e entramos em contato com alguns de nossos velhos amigos para perguntar se poderíamos ajudar", explicou em comunicado publicado no site do hospital.

Após a morte do físico, afetado desde a juventude por uma doença degenerativa, a família devolveu ao hospital todo o equipamento respiratório que o Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico havia proporcionado.

Mas Hawking também comprou algumas máquinas, explicou a filha. "Agora estamos entregando ao NHS com a esperança de que ajudem na luta contra a covid-19", afirmou, ao mesmo tempo que elogiou o papel importante que o Royal Papworth Hospital teve em "momentos realmente difíceis" para seu pai.

A doação acontece no momento em que o Reino Unido, que se viu gravemente afetado pela pandemia de coronavírus, com mais de 17.000 mortes registradas apenas em hospitais, sofre com a falta de equipamentos médicos necessários para enfrentar a crise de saúde.

De acordo com o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, o país tinha entre 9.000 e 10.000 respiradores no NHS no início de abril e outros 2.000 em clínicas privadas. Hancock também anunciou a chegada de 1.500 máquinas adicionais nas próximas semanas.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusReino UnidoStephen Hawking

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta