Mundo

Família brasileira está entre mortos por ciclone na Itália

Ao menos 16 pessoas, incluindo uma família brasileira, morreram e há vários desaparecidos na ilha da Sardenha, na Itália, após a passagem de um forte ciclone

Ilha da Sardenha, na Itália: quatro brasileiros, mãe, pai e seus dois filhos de 16 e 20 anos, morreram (Getty Images)

Ilha da Sardenha, na Itália: quatro brasileiros, mãe, pai e seus dois filhos de 16 e 20 anos, morreram (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 07h45.

Roma - Ao menos 16 pessoas, incluindo uma família brasileira, morreram e há vários desaparecidos na ilha da Sardenha, na Itália, após a passagem na noite de ontem de um forte ciclone cujos ventos e chuvas provocaram inundações e enchentes, informou nesta terça-feira a imprensa local.

O diretor de Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, atualizou nesta terça-feira o número de vítimas ao chegar a Sardenha para coordenar as missões de ajuda, depois que foram encontrados outros dois corpos, entre eles o de uma criança.

Os quatro brasileiros, mãe, pai e seus dois filhos de 16 e 20 anos, morreram em Arzachena, quando o porão em que viviam foi inundado.

De acordo com a imprensa local, as vítimas são Isael Passoni, de 42 anos, a mãe, cuja identidade ainda não foi confirmada, e os filhos Weriston, de 20 anos, e Laine Kellen, de 16.

A cidade de Olbia, no nordeste da ilha, foi a mais afetada pelo ciclone Cleópatra e, por enquanto, foram contabilizados oito mortos nesta área, onde houve deslizamentos de terra, queda de pontes e cortes no fornecimento de energia elétrica.

O prefeito de Olbia, Gianni Giovanneli, explicou nesta terça-feira ao jornal da emissora pública "Radio1" que caiu sobre a cidade durante a noite uma "autêntica tromba d"água" que em poucos minutos inundou algumas áreas e o nível da água chegou a três metros de altura, transbordando os rios e provocado buracos nas estradas.

Na cidade de Monte Pino, o desmoronamento de uma ponte deixou cinco mortos: três homens e uma mulher com sua filha, cujos carros caíram na água enquanto passavam pela estrada.

Centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas devido às inundações e dezenas de cidades estão isoladas devido a cortes de luz e ao bloqueio de estradas.

Foi convocado para hoje um Conselho de ministros extraordinário em Roma para decretar o estado de emergência em toda a região de Sardenha

Segundo o chefe regional do corpo de bombeiros de Sardenha, Silvio Saffiotti, foram enviados 350 homens a todo o território e nas próximas horas chegarão reforços da península italiana.

Além das vítimas, os danos materiais são grandes, já que além das casas e dos locais comerciais inundados, também há várias estradas impraticáveis e terrenos agrícolas completamente destruídos.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisEnchentesEuropaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano