Mundo

Falta de energia atinge zonas norte e sul do Rio

Apagão atingiu os bairros da Tijuca, Andaraí, Grajaú e Rio Comprido, na zona norte, e Copacabana, Leblon, Ipanema, Leme, Botafogo, Lagoa, Jardim Botânico e Urca

Sinais de trânsito ficaram desligados na orla da cidade, enquanto hoteis e shopping centers recorreram a geradores (Arquivo/Wikimedia Commons)

Sinais de trânsito ficaram desligados na orla da cidade, enquanto hoteis e shopping centers recorreram a geradores (Arquivo/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2011 às 21h15.

Rio de Janeiro - Partes da cidade do Rio de Janeiro ficaram sem energia no começo da tarde desta sexta-feira por conta de um blecaute nas zonas sul e norte da capital fluminense, após um curto-circuito numa subestação de Furnas.

O problema ocorreu na subestação localizada no bairro de Grajaú, na zona norte da cidade. Segundo a empresa, houve um curto-circuito no setor de 138 kV que desligou automaticamente dois dos três bancos de transformadores da subestação.

"O terceiro banco de transformadores permaneceu em operação, submetido à sobrecarga. Por conta disso, houve necessidade de corte de carga de 190 MW, sendo este montante gradativamente reduzido até a plena recuperação da carga", explicou a companhia em nota, acrescentando que não está prevista nova restrição de atendimento à carga.

O apagão atingiu os bairros da Tijuca, Andaraí, Grajaú e Rio Comprido, na zona norte, e Copacabana, Leblon, Ipanema, Leme, Botafogo, Lagoa, Jardim Botânico e Urca, na zona sul.

Sinais de trânsito ficaram desligados na orla da cidade, enquanto hoteis e shopping centers recorreram a geradores. Celulares ficaram mudos no início do blecaute.

Segundo a distribuidora Light, o desligamento em Furnas aconteceu a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

"Este procedimento interrompeu o fornecimento para alguns bairros das zonas norte e sul... A interrupção não tem a ver com o sistema de distribuição da Light", informou a empresa à imprensa.

Uma fonte do ONS afirmou que o órgão pediu à Light apenas um remanejamento da carga, mas a interrupção do fornecimento foi uma opção da distribuidora.

Segundo a fonte, o problema na subestação representou uma redução no sistema de 190 megawatts de energia e o ONS acionou a usina térmica de Santa Cruz, na zona oeste da cidade, para complementar o abastecimento.

Acompanhe tudo sobre:Apagãocidades-brasileirasEletricidadeEnergiaEnergia elétricaMetrópoles globaisRio de JaneiroServiços

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha