Mundo

Falta de energia atinge 80% do Distrito Federal nesta quinta

O apagão ocorre no dia seguinte a um blecaute em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e os estados do Acre e Rondônia


	Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer: DF ficou sem luz nesta quinta-feira
 (Wikimedia Commons)

Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer: DF ficou sem luz nesta quinta-feira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 22h02.

Brasília - Cerca de 80% do Distrito Federal chegou a ficar sem energia na tarde desta quinta-feira, 4, segundo informação da assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Ainda não está claro a origem do apagão. Inicialmente, a CEB atribuiu a queda da energia a um problema no sistema de Furnas, subsidiária da Eletrobras. Depois, a CEB informou que a falha deve ter ocorrido dentro de sua própria rede.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por sua vez, disse que a origem mais provável seria mesmo uma ocorrência em uma substação de Furnas.

Procurada, a assessoria de Furnas disse que está apurando o incidente. Em nota à imprensa, a empresa explica que houve, inicialmente, o desligamento da linha de transmissão de Samambaia-Brasília Norte, de propriedade da CEB, e, posteriormente, ocorreu o desligamento de outras duas linhas, ambas também de propriedade da CEB, entre as subestações de Brasília Sul, de Furnas, e Brasília Norte, da distribuidora. Apagão

O apagão no Distrito Federal ocorre no dia seguinte a um blecaute em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e os estados do Acre e Rondônia por conta de um corte na distribuição de energia em razão de uma pane num dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu (PR).


Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), não se sabe que tipo de pane afetou o transformador. O problema teve início às 20h56. O sistema de geração de energia começou a se normalizar às 21h22.

Em algumas cidades, o corte na energia durou cerca de 15 minutos. Ainda, segundo o ONS, a pane gerou perda em Itaipu, obrigando o envio imediato de um pedido às empresas distribuidoras que suspendessem momentaneamente a distribuição para aliviar e equilibrar o sistema.

Em São Paulo, a Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 cidades do Estado, informou que o corte durou entre 2 e 5 minutos e atingiu pelo menos oito cidades da Região Metropolitana. Na capital, ficaram sem energia elétrica alguns bairros das zonas sul e leste. Na Grande São Paulo, foram afetados 695 mil clientes.

O ONS informou ainda que a queda da energia no estádio Centenário, em Resistência, na Argentina, onde jogariam as seleções do Brasil e da Argentina, não está relacionada com problema em Furnas. Durante 26 minutos de pane no sistema, o país, segundo o ONS, perdeu entre 3 mil a 3.500 megawatts.

No Rio de Janeiro, ficaram sem energia alguns bairros da capital fluminense e municípios da Baixada e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária Ampla, que atende as cidades de Niterói, São Gonçalo e da Região dos Lagos, a interrupção no fornecimento começou às 20h55. Em 80% das cidades cobertas pela Ampla, a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, nas demais, a interrupção foi por cerca de 30 minutos. A energia foi totalmente restabelecida pouco antes das 21h30.

Na área coberta pela Light, a queda de energia atingiu algumas subestações do município do Rio, além de Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense. A interrupção no fornecimento não chegou à zona sul da capital fluminense nem no centro financeiro do Rio.

Em Minas Gerais, a Cemig informou que a falta de luz atingiu vários municípios do estado, entre eles Sete Lagoas, Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Lavras, Caxambu e Ribeirão das Neves. No Paraná, alguns bairros de Curitiba também sofreram com a interrupção no fornecimento de energia.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoBrasíliacidades-brasileirasEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA