Mundo

Falsa cúpula do G8 chama a atenção para crise alimentar

Protesto feito por uma ONG aos pés da Torre Eiffel usou trajes do século 19 para pedir mais ajuda ao combate à fome no mundo

O protesto da Oxfam na Torre Eiffel contra os líderes do G8  (Pierre Verdy/AFP)

O protesto da Oxfam na Torre Eiffel contra os líderes do G8 (Pierre Verdy/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 23h31.

Paris - "Os camponeses não têm pão? Que comam brioches." Com essa frase, atribuída à rainha Maria Antonieta às vésperas da Revolução Francesa, a ONG Oxfam França organizou, esta quarta-feira, uma falsa cúpula do G8, em Paris, para chamar a atenção para a crise dos alimentos no mundo.

Os homens, vestindo trajes de seda e coletes de renda, e a única mulher com vestido longo, colar de pérolas de três voltas e leque, além de oito manifestantes usando máscaras dos oito dirigentes do G8 se postaram no Campo de Marte, ao pé da Torre Eiffel.

Com o fundo musical da "Flauta Mágica", de Mozart, os oito "dirigentes", com taça de champanhe em mãos, posaram para a imprensa ao lado de pratos de doces.

Com esta ambientação, estilo Versalhes, a Oxfam França quis lembrar que "a crise alimentar não temrinou e que 925 milhões de pessoas continuam sofrendo com fome no mundo".

A ONG também destacou que as promessas de ajuda aos países pobres, lançados com regularidade pelos Estados-membros do G8 nunca se cumpram por completo.

A cúpula do G8 - que reúne EUA, Rússia, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá - ocorrerá na quinta e na sexta-feiras em Deauville, noroeste da França.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaONGsPaíses ricosPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Morte do Papa João Paulo II completa 20 anos

EUA anuncia o envio do segundo porta-aviões ao Oriente Médio em meio à escalada de tensões na região

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas