Mundo

Falsa cúpula do G8 chama a atenção para crise alimentar

Protesto feito por uma ONG aos pés da Torre Eiffel usou trajes do século 19 para pedir mais ajuda ao combate à fome no mundo

O protesto da Oxfam na Torre Eiffel contra os líderes do G8  (Pierre Verdy/AFP)

O protesto da Oxfam na Torre Eiffel contra os líderes do G8 (Pierre Verdy/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 23h31.

Paris - "Os camponeses não têm pão? Que comam brioches." Com essa frase, atribuída à rainha Maria Antonieta às vésperas da Revolução Francesa, a ONG Oxfam França organizou, esta quarta-feira, uma falsa cúpula do G8, em Paris, para chamar a atenção para a crise dos alimentos no mundo.

Os homens, vestindo trajes de seda e coletes de renda, e a única mulher com vestido longo, colar de pérolas de três voltas e leque, além de oito manifestantes usando máscaras dos oito dirigentes do G8 se postaram no Campo de Marte, ao pé da Torre Eiffel.

Com o fundo musical da "Flauta Mágica", de Mozart, os oito "dirigentes", com taça de champanhe em mãos, posaram para a imprensa ao lado de pratos de doces.

Com esta ambientação, estilo Versalhes, a Oxfam França quis lembrar que "a crise alimentar não temrinou e que 925 milhões de pessoas continuam sofrendo com fome no mundo".

A ONG também destacou que as promessas de ajuda aos países pobres, lançados com regularidade pelos Estados-membros do G8 nunca se cumpram por completo.

A cúpula do G8 - que reúne EUA, Rússia, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá - ocorrerá na quinta e na sexta-feiras em Deauville, noroeste da França.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaONGsPaíses ricosPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais