Vista do Mont-Blanc: "Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível" (Jean-Pierre Clatot/AFP)
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2016 às 21h58.
Trinta e três turistas, incluindo um menino de 10 anos, deverão passar a noite suspensas nas telecabines sobre o Mont-Blanc, devido a uma falha no equipamento - anunciou o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, nesta quinta-feira (8).
Esses "náufragos do vazio", como definiu o prefeito Leclerc, dispõem em suas cabines de de sobrevivência, compostos de cobertores, barrinhas de alimentos energéticos e água.
Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos dessas cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou bloqueadas 110 pessoas.
O incidente aconteceu em um trecho de 5 km entre a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude) e a Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a montanha mais alta da Europa.
Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas, e 77 pessoas puderam ser resgatadas.
Uma piora das condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, e o cair da noite forçaram a interrupção da operação, que será retomada na manhã desta sexta-feira.
"Tivemos de interromper as operações às 20h45" por razões de segurança, afirmou Leclerc, explicando que "não se podia garantir a segurança dos pilotos, dos socorristas e dos passageiros nas cabines".
"Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível", acrescentou o prefeito.
"Estamos em contato com os clientes. Eles têm água e forma de comunicação (com o exterior), embora se mostrem impacientes", explicou Dechavanne.
"A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo", disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.
O teleférico "Panorâmico Mont-Blanc" desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.
Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.
Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.