Mundo

Falha em subestação provoca blecaute em 8 estados do Brasil

Problema foi detectado em Jatobá, município de Pernambuco, segundo a Chesf

Linha de transmissão elétrica: autoridades registraram poucos incidentes com apagão (Wikimedia Commons)

Linha de transmissão elétrica: autoridades registraram poucos incidentes com apagão (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2011 às 11h23.

Rio de Janeiro - Uma falha em uma subestação de energia provocou um blecaute na madrugada desta sexta-feira em grande parte de oito estados do nordeste do Brasil, uma região com cerca de 53 milhões de habitantes, informaram fontes oficiais.

A suposta falha que desligou seis linhas de transmissão ocorreu na subestação de Luiz Gonzaga, em Jatobá, município de Pernambuco, o maior estado do nordeste do Brasil, informaram porta-vozes da estatal Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O incidente deixou diversas cidades de oito dos nove estados do nordeste sem energia elétrica pouco antes da meia-noite da quinta-feira, que voltou a ser restabelecida às 2h do horário de Brasília desta sexta-feira.

Conforme o diretor da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud, a falha provocou um desequilíbrio no sistema, derrubou seis linhas de alta tensão e interrompeu a transmissão de energia procedente de três centrais hidroelétricas: Luiz Gonzaga, Paulo Afonso e Xingó.

"Houve uma falha em um componente eletrônico que faz parte do sistema de proteção da subestação", explicou o diretor de operações da Chesf, Arnaud.

"Isto pode ocorrer às vezes, mas como neste caso a subestação era muito grande os efeitos atingiram várias regiões", acrescentou.

A Chesf informou que às 3h da manhã, a provisão de energia tinha sido totalmente normalizada nos oito estados afetados pelo blecaute: Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará.

Apesar da extensão do blecaute, as autoridades registraram poucos incidentes, especialmente graças à hora que ocorreu o problema, enquanto a Polícia disse que a situação de ordem pública foi normal.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEletricidadeRegião Nordeste

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar