Síria: Alloush precisou que o avião é do tipo "Sukhoi 22" e não Mig 23 (ambos de fabricação russa) (Hosam Katan / Reuters)
Da Redação
Publicado em 1 de julho de 2016 às 10h51.
Beirute - O Exército do Islã, uma das principais facções rebeldes sírias, anunciou nesta sexta-feira que capturou o piloto de um avião das forças governamentais, que caiu na região de Al Qalamoun, fronteiriça com o Líbano.
O porta-voz do grupo insurgente, Islam Alloush, explicou no Twitter que seus combatentes capturaram o piloto, identificado como Nauras Hassan "da seita nusairi" (alauita, credo do presidente Bashar al Assad), após a queda do aparelho em Al Qalamoun.
Além disso, divulgou uma suposta fotografia do piloto são e salvo.
Alloush precisou que o avião é do tipo "Sukhoi 22" e não Mig 23 (ambos de fabricação russa), como seu grupo tinha afirmado anteriormente.
Por sua vez, fontes militares confirmaram à agência de notícias oficial síria "Sana" a queda de um avião de guerra "por uma falha técnica" em uma região ao leste de Damasco quando efetuava exercícios de voo.
As fontes disseram que o piloto conseguiu se ejetar do aparelho e agregaram que está sendo procurado.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontou também que o avião caiu por uma possível falha técnica, e corroborou que o piloto foi capturado por "facções islâmicas".
Há quatro dias, o Exército do Islã anunciou que tinha derrubado um caça-bombardeiro e um helicóptero das forças governamentais sírias em Al Qalamoun e em Al Ghouta, nos arredores de Damasco.
Dita facção é a mais importante que opera em Ghouta Oriental, o principal reduto opositor da periferia da capital síria.