Mundo

Exportador deve ter risco zero, diz relator da MP 539

O texto aprovado pelos deputados, e ratificado no Senado, estabelece compensação para exportadores que utilizam operações de hedge

As importações totais do G7 e dos Brics cresceram apenas 1,1%, depois de um aumento trimestral registrado de 10,1% em janeiro-março (Robyn Beck/AFP)

As importações totais do G7 e dos Brics cresceram apenas 1,1%, depois de um aumento trimestral registrado de 10,1% em janeiro-março (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 21h33.

Brasília - O relator da Medida Provisória nº 539, senador Blairo Maggi (PR-MT), anunciou hoje acordo com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para a edição de um decreto para que a tomada de risco do exportador brasileiro seja "levada à alíquota zero" em relação às mudanças implementadas no setor de derivativos cambiais. "O setor exportador terá um tratamento diferenciado da Receita Federal a partir da semana que vem", afirmou o relator, quando o decreto deve ser elaborado.

Segundo Maggi, durante reunião com técnicos da Fazenda para discutir a MP 539, chegou-se à conclusão de que as compensações que seriam feitas com outros impostos para neutralizar o impacto das mudanças nos contratos de derivativos não seriam "tão benéficas para o setor exportador".

O texto aprovado pelos deputados, e ratificado no Senado, estabelece compensação para exportadores que utilizam operações de hedge, de modo que eles possam usar o IOF pago como crédito em outros tributos devidos ou peçam restituição.

A base da negociação foi emenda apresentada pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), que alterava o artigo 3º da MP para isentar os exportadores da cobrança de IOF. Mas para não alterar o texto, forçando o retorno da matéria à Câmara, a Fazenda propôs a edição do decreto. A MP foi aprovada hoje no Senado, com votos contrários da oposição, e seguirá para sanção presidencial.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorCongressoExportaçõesLegislação

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington