Mundo

Explosão mata 13 policiais em ataque rebelde na Índia

Rebeldes maoístas explodiram hoje uma mina terrestre no estado de Jharkhand

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos (Getty Images)

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 16h33.

Patna - Um grupo provavelmente formado por rebeldes maoístas explodiu hoje uma mina terrestre no estado de Jharkhand, na Índia, matando 13 policiais, segundo informou hoje o superintendente de polícia G.K. Rath. Pelo menos outros dois policiais ficaram feridos quando a bomba destruiu o micro-ônibus onde eles estavam.

Após o ataque a polícia iniciou uma ampla operação na região para procurar os rebeldes. Os maoístas têm lutado contra as forças do governo há mais de quatro décadas, exigindo distribuição de terras e empregos para fazendeiros sem-terra e a população mais carente. Conhecidos como Naxalites, em uma referência à vila de Naxalbari, no Estado vizinho de Bengala Ocidental, onde o movimento começou, em 1967, os rebeldes foram inspirados pelo líder revolucionário chinês Mao Zedong.

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos. Atualmente os rebeldes atuam em 20 dos 28 Estados da Índia. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia

Israel ficará fora do plano dos EUA para distribuir ajuda alimentar em Gaza

México aciona Google na Justiça após mudança no nome do Golfo do México

Zelensky anuncia cúpula com líderes europeus na Ucrânia neste sábado, 10