Mundo

Explosão mata 13 policiais em ataque rebelde na Índia

Rebeldes maoístas explodiram hoje uma mina terrestre no estado de Jharkhand

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos (Getty Images)

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 16h33.

Patna - Um grupo provavelmente formado por rebeldes maoístas explodiu hoje uma mina terrestre no estado de Jharkhand, na Índia, matando 13 policiais, segundo informou hoje o superintendente de polícia G.K. Rath. Pelo menos outros dois policiais ficaram feridos quando a bomba destruiu o micro-ônibus onde eles estavam.

Após o ataque a polícia iniciou uma ampla operação na região para procurar os rebeldes. Os maoístas têm lutado contra as forças do governo há mais de quatro décadas, exigindo distribuição de terras e empregos para fazendeiros sem-terra e a população mais carente. Conhecidos como Naxalites, em uma referência à vila de Naxalbari, no Estado vizinho de Bengala Ocidental, onde o movimento começou, em 1967, os rebeldes foram inspirados pelo líder revolucionário chinês Mao Zedong.

Milhares de pessoas, incluindo policiais, militantes e civis, morreram em episódios de violência nos últimos anos. Atualmente os rebeldes atuam em 20 dos 28 Estados da Índia. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Ataques russos contra hospital ucraniano deixam nove mortos

Dos pagers à guerra total? Como conflito entre Israel e Hezbollah escalou em poucos dias

Kamala Harris propõe reforma migratória e critica Trump em visita à fronteira

Líder do Hezobollah, Hassan Nasrallah, é morto em bombardeio israelense em Beirute