Mundo

Explosão em usina de aço nos EUA deixa dois mortos e dez trabalhadores feridos

Empresa US Steel e autoridades locais trabalham para apurar os motivos da explosão que matou dois trabalhadores e feriu outros dez

US Steel: emplosão em fábrica da empresa deixou dois mortos e dez pessoas foram encaminhadas ao hospital. (REBECCA DROKE/AFP/Getty Images)

US Steel: emplosão em fábrica da empresa deixou dois mortos e dez pessoas foram encaminhadas ao hospital. (REBECCA DROKE/AFP/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 07h50.

Dois trabalhadores morreram e 10 ficaram feridos na explosão registrada na segunda-feira, 11, em uma usina siderúrgica perto de Pittsburgh, no nordeste dos Estados Unidos, informaram as autoridades e a empresa.

A explosão, que gerou uma grande coluna de fumaça preta, ocorreu nas "baterias de fornos [de carvão] de coque" onde trabalham diariamente cerca de 1.300 pessoas, informou a US Steel Clairton Coke Works em um comunicado enviado à AFP.

A empresa e a polícia do condado de Allegheny informaram que duas pessoas foram encontradas mortas.

Dez pessoas foram levadas para hospitais. A fábrica fica a cerca de 25 quilômetros da cidade de Pittsburgh.

Declarações sobre segurança e investigação

"Nossa maior prioridade é a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e do meio ambiente. Estamos colaborando estreitamente com as autoridades competentes para investigar a causa do incidente", acrescenta o comunicado.

Explosão em fábrica da US Steel: ambulâncias no local após múltiplas detonações na planta de Clairton, na Pensilvânia, em 11 de agosto de 2025. (REBECCA DROKE/AFP/Getty Images)

A empresa informou que o incidente ocorreu por volta das 11h00 locais (12h00 de Brasília) e que as equipes de emergência chegaram rapidamente ao local.

Reação do CEO e apoio aos afetados

"Em momentos como este, os funcionários da US Steel se unem para expressar seu carinho, orações e apoio a todos os afetados", afirmou em um comunicado David Burritt, CEO da empresa.

Acompanhe tudo sobre:Usinas nuclearesExplosõesEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA

Maduro diz que EUA posicionou oito navios militares com 1,2 mil mísseis contra a Venezuela