Mundo

Explosão em fábrica da Basf na Alemanha deixou 1 morto

O acidente aconteceu às 11h30 locais (7h30 GMT) em dutos do porto norte, onde a fábrica da BASF se abastece com gás liquefeito e petróleo


	Explosão: os produtos químicos lançados na atmosfera poderiam representar um risco para a população nos arredores
 (Ralph Orlowski / Reuters)

Explosão: os produtos químicos lançados na atmosfera poderiam representar um risco para a população nos arredores (Ralph Orlowski / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2016 às 13h42.

Berlim - Pelo menos uma pessoa morreu nesta segunda-feira e várias outras permanecem desaparecidas por causa de uma violentaexplosão em uma fábrica da BASF em Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, informaram as autoridades locais.

O acidente aconteceu às 11h30 locais (7h30 GMT) em dutos do porto norte, onde a fábrica da BASF se abastece com gás liquefeito e petróleo, e os produtos químicos lançados na atmosfera poderiam representar um risco para a população nos arredores do complexo industrial.

"Uma explosão aconteceu durante os trabalhos em alguns dutos que resultou em um incêndio", explicou a empresa em comunicado.

As autoridades em Ludwigshafen pediram que os moradores evitem permanecer em espaços abertos depois que várias pessoas denunciaram problemas para respirar por causa da forte deflagração, que provocou um incêndio e uma grande coluna de fumaça preta.

A própria empresa também pediu aos moradores de Ludwigshafen que "evitem permanecer em espaços abertos e mantenham portas e janelas fechadas".

O acidente aconteceu apenas algumas horas depois de um incidente em outra fábrica da BASF, em Lampertheim, onde são produzidos aditivos para plásticos.

Neste incidente, um filtro explodiu por motivos que ainda não foram esclarecidos, segundo a empresa, mas sem que houvesse emissão de gases tóxicos perigosos para a atmosfera.

A BASF reconheceu que quatro trabalhadores ficaram feridos neste primeiro incidente e tiveram que ser transferidos para um hospital próximo.

As atividades foram paralisadas nos dois centros industriais afetados. Com isso, a BASF já acumula 16 interrupções de produção em algumas de suas unidades alemãs neste ano, em comparação com os 13 incidentes registrados no conjunto de 2015. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBasfEmpresasEmpresas alemãsEuropaExplosõesMortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Hezbollah afirma que recebeu mensagens israelenses após primeira onda de explosões

Líder do Hezbollah afirma que Israel ultrapassou todos os limites e linhas vermelhas

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões