Mundo

Explosão em campo de refugiados sírios mata 5

Acredita-se que explosão em campo perto da fronteira com a Turquia tenha sido causada por um carro-bomba

Sírios fugindo da violência aguardam para entrar na Turquia, na fronteira próxima do vila de Shamm Alqrain, próxima de Alepo (Mahmoud Hebbo/Reuters)

Sírios fugindo da violência aguardam para entrar na Turquia, na fronteira próxima do vila de Shamm Alqrain, próxima de Alepo (Mahmoud Hebbo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 17h40.

Istambul/Beirute - Uma explosão que se acredita tenha sido causada por um carro-bomba matou cinco pessoas e causou grande destruição nesta quinta-feira num campo de refugiados sírios perto de um posto de controle na fronteira com a Turquia, disse um grupo de monitoramento.

A Turquia está abrigando mais de 600.000 refugiados de quase três anos de guerra civil na Síria e vem mantendo sua fronteira aberta desde o início do conflito.

Ambulâncias levavam feridos do campo de refugiados para a cidade turca de Kilis, no sul do país, onde um funcionário do hospital estatal disse que pelo menos 40 pessoas estavam sendo tratadas.

Uma autoridade turca na fronteira afirmou que a explosão perto do posto fronteiriço de Oncupinar, na Turquia, que fica do lado oposto ao portão de Bab al-Salameh, na Síria, pôde ser sentida a quilômetros de distância, mas a passagem na fronteira permaneceu aberta.

Um vídeo amador postado na Internet mostrou o que pareciam ser três corpos sob cobertores. O grupo de monitoramento Observatório Sírio de Direitos Humanos, ligado à oposição síria, afirmou que foram confirmadas cinco mortes e a explosão provocou um incêndio no campo.

Milhares de sírios abandonaram a cidade de Aleppo, cerca de 60 quilômetros ao sul de Kilis, nas últimas semanas por causa de uma campanha de ataques aéreos com "barris-bomba", um artefato improvisado lançado pelas forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.


Na maioria, as pessoas que fugiram de suas casas vivem em um campo com barracas do lado sírio da fronteira. A explosão desta quinta-feira atingiu essa área, de acordo com imagens de vídeo.

Localidades perto de Bab al-Salameh também vêm sendo alvo de confrontos esporádicos entre rebeldes que combatem Assad e combatentes de um grupo dissidente da Al Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Remoção de Corpos

Abu Osama, administrador do campo, disse que a explosão foi atrás de seu escritório e pelo menos 20 barracas se transformaram em escombros.

"Alguns dos corpos e barracas se derreteram na explosão", disse ele pelo telefone. "Recebemos milhares de novos refugiados nesta área nos últimos 20 dias por causa dos bombardeios com barris em Aleppo." Ele atribuiu o atentado a militantes do Estado Islâmico e disse que eles dispararam vários foguetes nos últimos dias perto do acampamento, onde membros de um grupo rival, a Frente Islâmica, têm sua base.

Uma testemunha no campo de refugiados, que falou sob a condição de manter o anonimato, disse ter retirado quatro corpos de barracas.

"A bomba explodiu na estrada principal em frente ao campo e afetou uma área num raio de 500 metros. Essa estrada é frequentemente usada por civis, ônibus e caminhões", disse ela.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaExplosõesGuerrasSíriaTurquia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'