Mundo

Explosão de carro-bomba mata 18 civis no sul da Síria

Pelo menos 18 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em uma cidade da província síria de Deraa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 14h06.

Cairo - Pelo menos 32 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira após explosão de um carro-bomba em uma cidade da província meridional de Deraa, no sul da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Em comunicado, a ONG denunciou que o atentado ocorreu por volta de meio-dia local nas proximidades de uma mesquita da aldeia de Al Yaduda, coincidindo com a tradicional reza da sexta-feira.

Entre as vítimas mortas na explosão, da qual os ativistas acusaram às forças do regime sírio, estão uma criança e dez insurgentes.

As tropas leais ao presidente Bashar al Assad tentam avançar rumo a Al Yaduda e livram duros combates com os insurgentes nos arredores da cidade.

Também em Deraa, um número indeterminado de civis sofreu ferimentos pela explosão de outro carro-bomba na cidade de Tel Shehab.

Os veículos de imprensa oficiais sírios não informaram sobre esse atentado, mas disseram que as forças armadas conseguiram evitar a infiltração de "terroristas" da Jordânia a Deraa e abateram dezenas deles.

Deraa foi intensamente castigada nesta semana pela violência. Na última quarta-feira, cerca de 20 de civis morreram na província, entre eles seis crianças e duas mulheres, e várias dezenas ficaram feridas em ataques aéreos do regime sírio em dois povoados.

O Observatório, com sede em Londres e com uma ampla rede de ativistas em território sírio, revelou há dois dias que, entre o dia 22 de janeiro - quando começou a conferência para restabelecer a paz na Síria em Genebra - e a terça-feira passada, 4.959 pessoas morreram na Síria, uma média de 236 mortos por dia.

Essa conferência, prevista pela ONU e que está em sua segunda rodada, reúne representantes do regime e a oposição síria para negociar uma solução pacífica à guerra civil, que já dura quase três anos.

Atualizada às 15h06 de 14/02/2014

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasMortesSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo