Mundo

Explosão causa incêndio na maior refinaria da Venezuela

A instalação não interrompeu as operações, também não há registro de feridos

A refinaria é operada pela companhia de petróleo estatal Petroleos de Venezuela. A indústria de petróleo venezuelana foi afetada nos últimos anos por causa de acidentes similares (Getty Images)

A refinaria é operada pela companhia de petróleo estatal Petroleos de Venezuela. A indústria de petróleo venezuelana foi afetada nos últimos anos por causa de acidentes similares (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2011 às 14h41.

Caracas - Uma explosão provocou um incêndio hoje na Amuay, maior refinaria da Venezuela, disse o diretor da empresa, Jesus Luongo. A unidade está localizada em Paraguana, no nordeste do Estado de Falcon, e produz mais de 600 mil barris de petróleo por dia.

A refinaria não interrompeu suas operações após a explosão, que não deixou feridos, segundo Luongo, em entrevista na televisão estatal. "O principal equipamento da unidade não sofreu nenhum dano, nem o reator, o compressor ou a fornalha", garantiu o diretor. Ele acrescentou que o incêndio foi concentrado na torre de absorção e a causa da explosão ainda não tinha sido identificada.

A refinaria é operada pela companhia de petróleo estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA). A indústria de petróleo venezuelana foi afetada nos últimos anos e a produção tem estado em declínio, parcialmente por causa de acidentes similares em unidades operadas pela PDVSA.

Alguns críticos acusam o governo de não investir o suficiente para manter as refinarias e as unidades de produção atualizadas. Na semana passada, quatro unidades na refinaria Isla da PDVSA, que tem capacidade de produção de 320 mil barris por dia e está situada na ilha caribenha de Curaçau, foram fechadas devido a problemas elétricos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaPetróleoVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'