Mundo

Expectativa de vida aumenta em toda a China

O crescimento vai de 4 anos na província de Hebei (que cerca Pequim) a 14 anos na região autônoma do Tibete


	Idosa e criança em Xangai: estudo mostra que entre 1990 e 2013 a expectativa de vida dos chineses estimada ao nascer aumentou em todas as províncias, municípios ou regiões autônomas
 (Fritz Hoffmann/In Pictures/Corbis/Latinstock)

Idosa e criança em Xangai: estudo mostra que entre 1990 e 2013 a expectativa de vida dos chineses estimada ao nascer aumentou em todas as províncias, municípios ou regiões autônomas (Fritz Hoffmann/In Pictures/Corbis/Latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 09h55.

A expectativa de vida aumentou em toda a China nos últimos 20 anos, e a mortalidade infantil caiu consideravelmente, apesar da persistência de fortes disparidades em nível local em ambos os casos, segundo estudos publicados nesta segunda-feira.

Realizado por pesquisadores chineses e americanos, o primeiro estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet, mostra que entre 1990 e 2013 a expectativa de vida dos chineses estimada ao nascer aumentou em todas as províncias, municípios ou regiões autônomas.

O crescimento vai de 4 anos na província de Hebei (que cerca Pequim) a 14 anos na região autônoma do Tibete.

Em 2013, o município de Xangai, com 24 milhões de habitantes, tinha a expectativa de vida mais alta da China, de 80 anos para os homens e 85 para as mulheres, níveis comparados aos de Japão ou França.

No entanto, em algumas regiões do oeste da China a expectativa de vida era 10 anos inferior tanto para homens quanto para mulheres, o que a coloca ao nível de países em desenvolvimento como Bangladesh.

As principais causas de mortalidade também evoluíram. Agora, as patologias cardiovasculares estão na liderança, à frente das doenças respiratórias ou do câncer de pulmão.

No entanto, as doenças respiratórias, associadas à poluição e ao tabagismo, eram predominantes em várias províncias do sul e do oeste da China, de acordo com o estudo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaSaúde no BrasilTaxa de mortalidadeExpectativa de vida

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher