Mundo

Expansão do setor de serviços arrefece na zona do euro

Londres - A vivaz expansão alcançada por empresas de serviços e manufatureiras na zona do euro desde a primavera na região desacelerou ligeiramente em junho, de acordo com uma pesquisa que gerou dúvidas sobre a força da demanda doméstica europeia. O índice Markit do setor de serviços, baseado em pesquisas com cerca de 2 mil empresas, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 08h03.

Londres - A vivaz expansão alcançada por empresas de serviços e manufatureiras na zona do euro desde a primavera na região desacelerou ligeiramente em junho, de acordo com uma pesquisa que gerou dúvidas sobre a força da demanda doméstica europeia.

O índice Markit do setor de serviços, baseado em pesquisas com cerca de 2 mil empresas, caiu para 55,4 na leitura preliminar de junho, ante 56,2 em maio --o primeiro declínio desde fevereiro e abaixo das previsões de 55,9.

Embora o índice ainda esteja acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, preocupações persistentes sobre a saúde fiscal dos países da zona do euro e sinais de redução na demanda do consumidor na Alemanha podem minar a recuperação do setor privado.

A empresa de pesquisas Markit disse que os dados mostram que a economia dos 16 países da zona do euro pode ter crescido mais rápido no segundo trimestre, por volta de 0,6 a 0,7 por cento, comparado à expansão de 0,2 por cento no primeiro.

O ritmo de crescimento das novas encomendas ao setor manufatureiro caiu pelo terceiro mês consecutivo em junho, com o subíndice recuando para 55,8, de 56,5 no mês passado. O índice do setor manufatureiro caiu para 55,6, ante 55,8 em maio.

O índice que combina as pesquisas dos setores de serviços e manufatureiro, muitas vezes utilizado para prever o crescimento geral da economia, caiu para 56 em junho, de 56,4 no mês passado.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaServiços diversosUnião Europeia

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA