Mundo

Expansão de Santo Antônio tem 65% do financiamento por BNDES

Restante do investimento será feito com recursos dos sócios e geração de caixa da própria usina


	Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio: investimento total, já considerando a ampliação, será de 17,5 bilhões de reais
 (ABr/Wikimedia Commons)

Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio: investimento total, já considerando a ampliação, será de 17,5 bilhões de reais (ABr/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 14h14.

São Paulo - A ampliação da usina de Santo Antônio, com investimento estimado em 1,5 bilhão de reais, terá financiamento de 65 por cento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse nesta terça-feira o presidente do consórcio responsável pela obra, a Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto.

O restante do investimento será feito com recursos dos sócios e geração de caixa da própria usina, disse o executivo. Os investimentos elevarão a potência da usina de 3.150 MW para 3.568 MW.

O consórcio instalará mais 6 turbinas na usina, que passará, a contar com um total de 50 máquinas. O investimento total, já considerando a ampliação, será de 17,5 bilhões de reais.

Cessão de energia

O presidente da Santo Antônio Energia disse que o grupo não descarta ir à Justiça para questionar a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que condicionou a autorização para ampliar a usina à cessão de lastro de 24,3 MW médios de garantia física para a usina vizinha, a de Jirau.

Os concessionários de Jirau argumentavam que seus planos de expansão poderiam ser limitados com um aumento da capacidade de Santo. As duas usinas estão instaladas no mesmo rio, o Madeira, em Rondônia.

"Entrar na Justiça é uma hipótese, mas é uma decisão que tem de ser tomada pelos acionistas", disse o executivo, ressaltando que a cessão da energia prejudicaria o retorno do investimento na expansão.

Segundo ele, o consórcio já encaminhou recurso administrativo à Aneel para tentar rever a decisão.

O consórcio Santo Antônio Energia é formado por Furnas, do sistema Eletrobras, com 39 por cento, Odebrecht Energia (18,6 por cento), Andrade Gutierrez (12,4 por cento), Caixa FIP Amazônia Energia (20 por cento) e Cemig, com 10 por cento.

Acompanhe tudo sobre:BNDESEnergia elétricaGeração de energiaHidrelétricasInfraestrutura

Mais de Mundo

Governo libanês ativa plano de emergência nacional após intensos bombardeios de Israel

Cruz Vermelha mobiliza todos os postos de ambulância no Líbano após ataques israelenses

Israel descarta incursão terrestre no Líbano e estabelece metas na ofensiva contra o Hezbollah

Suspeito de tentar matar Trump deixou carta com recompensa para quem 'terminasse o trabalho'