Mundo

Exército sírio retoma localidade perto de reduto rebelde

Al-Sahel, a seis quilômetros de Yabrud, é um reduto dos insurgentes contra os quais o exército do regime de Bashar al-Assad realiza uma ofensiva há três semanas

Cidade síria de Yabrud: "O exército tomou o controle total da localidade de Al-Sahel, na região de Yabrud, depois de ter matado vários terroristas", disse televisão síria (Ali Diab/AFP)

Cidade síria de Yabrud: "O exército tomou o controle total da localidade de Al-Sahel, na região de Yabrud, depois de ter matado vários terroristas", disse televisão síria (Ali Diab/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 15h22.

O exército sírio retomou nesta segunda-feira um localidade próxima a Yabrud, um dos redutos rebeldes mais importantes da província de Damasco, perto da fronteira com o Líbano, indicou a televisão oficial.

Já a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que o exército, com o apoio do Hezbollah libanês, avançava nesta localidade, mas que os violentos ataques prosseguiam entre as tropas leais e os rebeldes, liderados pela Frente al-Nosra, o braço oficial da Al Qaeda na Síria.

"O exército tomou o controle total da localidade de Al-Sahel, na região de Yabrud, depois de ter matado vários terroristas", segundo a televisão síria.

Al-Sahel, a seis quilômetros de Yabrud, é um reduto dos insurgentes contra os quais o exército do regime de Bashar al-Assad realiza uma ofensiva há três semanas.

A batalha de Yabrud, situada na região montanhosa de Qalamun e fronteiriça com o Líbano, é crucial para o Hezbollah, que acusa os rebeldes de preparar a partir desta localidade os atentados dos últimos meses contra os redutos de seu partido no Líbano.

Em abril de 2013, o Hezbollah, um partido xiita, reconheceu publicamente ter enviado combatentes à Síria, uma decisão que provocou a ira dos rebeldes sírios, em sua maioria sunitas.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoOposição políticaSíriaViolência política

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto