Mundo

Exército sírio retoma controle de importante região na Síria

Bairro de Khaldiyé, no centro da cidade de Homs que era controlado pelos rebeldes, volta ao controle do Exército, segundo televisão estatal

Destruição no bairro sírio de Khaldiyé, em Homs: a tomada da região ocorreu após violentos combates no último setor ocupado pelos rebeldes, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (AFP)

Destruição no bairro sírio de Khaldiyé, em Homs: a tomada da região ocorreu após violentos combates no último setor ocupado pelos rebeldes, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2013 às 08h32.

Damasco - O bairro de Khaldiyé, bastião rebelde na cidade de Homs (centro), caiu nas mãos do exército sírio, anunciou nesta segunda-feira a rede de televisão estatal.

"As forças armadas restabeleceram a segurança e a estabilidade em todo o bairro de Khaldiyé", um dos mais importantes da terceira maior cidade da Síria, disse a televisão estatal.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede na Grã-Bretanha, a tomada da região ocorreu após violentos combates no último setor ocupado pelos rebeldes.

"Foram os combates mais violentos" desde o início da ofensiva contra este bairro, segundo a ONG.

Khaldiyé se converteu em um dos símbolos da rebelião contra o regime de Bashar al-Assad. Sua captura significa que só resta ao regime recuperar algumas zonas rebeldes, em particular na Velha Homs, antes da queda total da cidade.

De fato, a aviação síria realizou nesta segunda-feira várias incursões no bairro de Bab Houd, no sul de Khaldiyé, segundo o OSDH, que se apoia em uma ampla rede de fontes civis, médicas e militares para coletar informação.

O regime, que conta com uma importante força aérea e uma eficaz artilharia, se apoia no poderoso Hezbollah libanês e espera repetir o êxito militar de Qousseir. Esta cidade, que foi um bastião rebelde da província de Homs durante um ano, foi reconquistada em junho pelas tropas leais a Assad.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadExércitoPolíticosSíria

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA