Mundo

Exército sírio lança ataque em resposta a massacre

Uma fonte militar destacou que os soldados iniciaram a operação após rodear Adra e invadir as guaridas dos "terroristas"


	Síria: mais de 100 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, segundo a ONU
 (George Ourfalian/Reuters)

Síria: mais de 100 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, segundo a ONU (George Ourfalian/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 16h20.

Damasco - O exército sírio lançou nesta sexta-feira uma ampla ofensiva na cidade de Adra, cerca de 40 quilômetros ao norte de Damasco, em resposta a um suposto "massacre" de civis perpetrado por terroristas, como o regime do presidente Bashar al Assad denomina seus adversários.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias oficial "Sana", destacou que os soldados iniciaram a operação após rodear Adra e invadir as guaridas dos "terroristas".

A "Sana" ressaltou que combatentes do Frente al Nusra, vinculado à rede terrorista Al Qaeda, cometeram na quarta-feira um massacre de civis nessa cidade, mas não ofereceu o número de vítimas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontava ontem que, segundo informações não confirmadas, cidadãos drusos e xiitas tinham morrido em Adra nas mãos dos jihadistas, embora também não tenha dado um número de mortos ou feridos.

O governo sírio condenou hoje a morte de civis nessa cidade, que, salientou, reflete a "vingança dos terroristas", respaldados por Catar, Arábia Saudita e Turquia, contra a população civil.

Adra abriga um dos maiores polígonos industriais da Síria e é próxima à região de Al Qalamun, na fronteira com o Líbano, onde o exército iniciou uma ofensiva em meados de novembro para expulsar os opositores.

Mais de 100 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, segundo a ONU, embora o Observatório tenha elevado recentemente o número a mais de 125 mil. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosTerrorismoAtaques terroristasSíriaBashar al-Assad

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi