Mundo

Exército sírio intensifica combates contra o EI em Palmira

A emissora estatal síria destacou que tropas das Forças Armadas, em cooperação com milícias leais ao governo, assumiram o controle de Mahin e Al Huarin


	Palmira: foram registrados intensos combates entre as partes durante a madrugada em Palmira, no leste de Homs
 (REUTERS/Khaled al-Hariri)

Palmira: foram registrados intensos combates entre as partes durante a madrugada em Palmira, no leste de Homs (REUTERS/Khaled al-Hariri)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 08h48.

Damasco - As forças do regime da Síria expulsaram nesta segunda-feira o grupo terrorista Estado Islâmico das localidades de Mahin e Al Huarin, enquanto tentam retomar o controle da cidade de Palmira, informaram ativistas e a imprensa oficial.

A emissora estatal síria destacou que tropas das Forças Armadas, em cooperação com milícias leais ao governo, assumiram o controle de Mahin e Al Huarin, que ficam ao sudeste da província de Homs, no centro do país, após causarem "fortes perdas" entre os extremistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou as informações e destacou que o Exército foi apoiado por aviões da Rússia.

As autoridades recuperaram Mahin três semanas depois de o EI ter conquistado a cidade, considerada estratégica por sua proximidade com a rodovia que une Homs à capital Damasco e ao aeroporto militar de Al Shuairat.

Além disso, foram registrados intensos combates entre as partes durante a madrugada em Palmira, no leste de Homs, em uma tentativa do Exército sírio de recuperar o domínio da cidade, cujas ruínas estão incluídas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

A ofensiva das tropas terrestres do regime é acompanhada de bombardeios de aviões da Rússia, aliada do governo de Damasco, contra posições dos radicais.

O EI conquistou Palmira no último dia 20 de maio, no marco de um ataque ao leste de Homs.

Desde setembro, a aviação da Rússia bombardeia alvos do EI e de outras organizações armadas na Síria, a primeira intervenção militar direta no conflito no país árabe, que teve início há mais de quatro anos.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoExércitoSíria

Mais de Mundo

Trump prepara recorde de decretos para seu novo governo

Lula deve ir à cerimônia de posse de Donald Trump nos EUA?

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023