Mundo

Exército iraquiano lança ampla ofensiva contra o EI

As tropas regulares, apoiadas por milicianos pró-governo, começaram desde cinco eixos sua ofensiva


	Jihadistas do Estado Islâmico: o Iraque vive desde junho passado uma luta ferrenha contra o EI
 (AFP)

Jihadistas do Estado Islâmico: o Iraque vive desde junho passado uma luta ferrenha contra o EI (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 07h09.

Bagdá - As forças iraquianas iniciaram nesta segunda-feira uma ampla operação militar para expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) do norte da província de Saladino e recuperar sua capital Tikrit.

Fontes militares explicaram à Agência Efe que às 5h (horário local, 23h de domingo em Brasília) as tropas regulares, apoiadas por milicianos pró-governo, começaram desde cinco eixos sua ofensiva nesta região, situada ao norte de Bagdá.

A campanha foi ordenada ontem à noite pelo primeiro-ministro e comandante geral das Forças Armadas, Haidar al Abadi, que se reuniu com dirigentes provinciais e chefes de segurança em Samarra, a segunda maior cidade de Saladino.

Saladino é uma província de maioria sunita que caiu em parte em mãos do EI em junho passado e que tem valor simbólico devido a que foi o berço do falecido ditador Saddam Hussein.

Segundo as fontes, o primeiro eixo de ataque saiu de Samarra rumo a Al Dur, povoado de nascimento de Izzat Ibrahim al Douri, o braço direito de Saddam.

O segundo eixo cobre a via que une a base aérea Spiker, onde o EI executou dezenas de soldados iraquianos há meses, com Tikrit, cidade que também tentam recuperar as forças iraquianas a partir de sua zona meridional.

Outros alvos da operação de Saladino são a cidade de Alalam e a zona de Al Fatha.

O avanço terrestre das tropas vai acompanhado por bombardeios de artilharia contra as posições do EI, o que levou alguns jihadistas a fugir, acrescentaram as fontes militares.

Até o momento, o Exército iraquiano recuperou o bairro de Al Qadesiya, no norte de Tikrit, assim como áreas ao norte de Samarra e outras na cidade de Al Dur.

O Iraque vive desde junho passado uma luta ferrenha contra o EI, que proclamou um califado em zonas sob seu controle no norte iraquiano e sírio. 

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA