Mundo

Exército iemenita frustra atentado contra terminal de gás

O exército iemenita frustrou um atentado contra o único terminal de exportação de gás no sul do país

Soldado iemenita: interceptação aconteceu depois de uma série de ataques atribuídos à Al Qaeda que mataram 56 soldados (Mohammed Huwais/AFP)

Soldado iemenita: interceptação aconteceu depois de uma série de ataques atribuídos à Al Qaeda que mataram 56 soldados (Mohammed Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 11h43.

Sana - O exército iemenita frustrou nesta sexta-feira um atentado contra o único terminal de exportação de gás no sul do país, poucas horas depois de uma série de ataques atribuídos à Al Qaeda que mataram 56 soldados, informou o ministério da Defesa.

O exército "interceptou um veículo carregado de explosivos que se dirigia para o acampamento das forças de segurança em Ain Ba'maabad e o terminal de gás de Belhaf", no Golfo de Aden, afirma um comunicado publicano no site do ministério.

Os soldados "dispararam contra o veículo, que explodiu e o terrorista que estava dirigindo morreu no local", acrescenta o comunicado.

Pelo menos 56 soldados e policiais foram mortos nesta sexta-feira em três ataques simultâneos, dois deles com carros-bomba, atribuídos a Al Qaeda, no sul do Iêmen.

De acordo com fontes militares e locais, os três ataques realizados na madrugada na província de Shabwa, um reduto da Al-Qaeda, também deixaram feridos nas fileiras das forças governamentais e oito mortes entre os atacantes.

A Al Qaeda na Península Arábica (AQAP) é considerada o ramo mais perigoso da rede extremista fundada por Osama bin Laden, um saudita, cuja família é originária do Iêmen.

A organização extremista beneficiou do enfraquecimento do governo central no Iêmen em favor do levante popular contra o ex-presidente Ali Abdullah Saleh em 2011, para reforçar a sua influência no país.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosTerrorismoTerroristasIêmenIslamismoAl QaedaOsama bin Laden

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista