Mundo

Exército dos EUA permite ingresso de mulheres nos Rangers

"Temos de assegurar que esta formação seja aberta a todos os soldados qualificados e capazes", independentemente do sexo, afirmou o secretário do Exército


	Mulheres do exército brasileiro: a formação já havia sido aberta para mulheres, a título experimental, em abril. Duas jovens, entre as 19 que se apresentaram, passaram nos testes
 (Tania Rego/Abr)

Mulheres do exército brasileiro: a formação já havia sido aberta para mulheres, a título experimental, em abril. Duas jovens, entre as 19 que se apresentaram, passaram nos testes (Tania Rego/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2015 às 17h59.

O exército americano decidiu nesta quarta-feira abrir às mulheres a possibilidade de ingressar na formação de elite Rangers, até agora reservada aos homens, tendo em vista o objetivo de que todos os recrutas, independentemente do sexo, possam se formar em todas as posições de combate.

"Temos de assegurar que esta formação seja aberta a todos os soldados qualificados e capazes", independentemente do sexo, afirmou o secretário do Exército, John McHugh.

A formação já havia sido aberta para mulheres, a título experimental, em abril. Duas jovens, entre as 19 que se apresentaram, passaram nos testes. Elas provaram a todos os céticos, especialmente dentro da comunidade dos Rangers, que as mulheres podem cumprir o difícil treinamento físico de 61 dias consecutivos, com pouca comida e pouco sono.

As jovens receberam suas insígnias em 21 de agosto em uma cerimônia em Fort Benning (Geórgia, sudeste).

O governo de Barack Obama introduziu em 2013 o princípio de que todas as posições de combate podem ser preenchidas por mulheres a partir de 2016, salvo exceções que devem ser devidamente justificadas pelos serviços envolvidos (Exército, Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais).

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)MulheresExército

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin durante cúpula com europeus para resolver guerra na Ucrânia

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca