Mundo

Exército dos EUA mata 13 terroristas do Al-Shabab na Somália

Ataques americanos são parte da colaboração com as Forças de Segurança Nacional da Somália na luta contra o terrorismo

Forças somalis: Al-Shabab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul da Somália (Feisal Omar/Reuters)

Forças somalis: Al-Shabab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul da Somália (Feisal Omar/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 13h35.

Washington - O Exército dos Estados Unidos, em uma operação coordenada com as autoridades locais, efetuou no último dia 24 de dezembro um ataque aéreo contra combatentes do grupo terrorista Al-Shabab na Somália, no qual foram abatidos 13 jihadistas, informaram nesta quarta-feira fontes militares.

"Em coordenação com o Governo Federal da Somália, forças americanas conduziram um ataque aéreo contra combatentes do Al-Shabab na manhã de 24 de dezembro de 2017, no sul da Somália, matando 13 terroristas", informou o comando militar dos EUA na África (Africom) através de um comunicado.

Em tal nota, como vem sendo habitual, as Forças Armadas reiteram sua intenção de "usar todas as medidas autorizadas e apropriadas" a fim de "proteger os EUA, seus parceiros e interesses" e de "impedir" que os grupos terroristas presentes na região tenham acesso a zonas seguras.

Os EUA colaboram com as Forças de Segurança Nacional da Somália na luta contra o terrorismo, atacando os jihadistas e executando bombardeios sobre seus refúgios e seus campos de treinamento.

Ao longo do ano, o país africano sofreu vários atentados terroristas, entre os quais cabe destacar o ataque com caminhões-bomba perpetrado no último dia 14 de outubro em Mogadíscio, que deixou 358 mortos e 56 desaparecidos.

Por este motivo, nos últimos meses o Exército americano está intensificando suas operações de combate na Somália, em ações igualmente coordenadas com as autoridades locais, nas quais morreram um número indeterminado de terroristas.

O Al-Shabab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país e tenta instaurar um Estado islâmico de caráter wahhabista na Somália.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)SomáliaTerrorismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia