Mundo

Exército do Sudão do Sul derruba avião militar sudanês

O avião foi derrubado perto da região fronteiriça de Heglig, rica em petróleo e palco de recentes combates entre as forças dos dois países

O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz  (Yasuyoshi Chiba/AFP)

O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz (Yasuyoshi Chiba/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 14h06.

Juba - As tropas do Sudão do Sul derrubaram nesta quarta-feira um avião militar do Sudão que bombardeava o estado de Unity, em uma nova escalada da violência entre ambos países, informou à Agência Efe o porta-voz do Exército de Juba, Philip Aguer.

As tropas sul-sudanesas dispararam contra a aeronave e conseguiram abatê-la, segundo Aguer, que não confirmou se a tripulação morreu no ataque.

O avião foi derrubado perto da região fronteiriça de Heglig, rica em petróleo e palco de recentes combates entre as forças dos dois países.

Aguer explicou que tanto a aeronave abatida como outra que escapou do ataque de suas tropas 'bombardearam e causaram o caos' no estado de Unity.

A tensão bélica começou a multiplicar-se nas últimas semanas, depois que o Sudão do Sul decidiu suspender sua produção de petróleo, uma fonte de receita fundamental para os dois países.

Nos dias 26 e 27 de março ocorreram confrontos em Heglig, que incluíram ataques aéreos e provocaram o cancelamento da viagem do presidente sudanês, Omar al Bashir, a Juba para reunir-se com o líder sul-sudanês, Salva Kiir.

Bashir assegurou ontem que seu país está disposto a buscar a paz, mas defenderá seu território de qualquer ataque.

O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz assinado em 2005 que pôs fim a uma guerra civil de duas décadas entre ambos países. 

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁfricaEnergiaSudão

Mais de Mundo

Brasil convoca reunião de líderes do Brics para 8 de setembro em meio a tarifas de Trump

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA