Mundo

Exército do Iraque intensifica contra-ataque

Quatro helicópteros que transportavam comandos iraquianos desembarcaram em um campo de futebol dentro de uma universidade na cidade de Tikrit


	Membro das forças de segurança do Iraque monta guarda em Bagdá
 (Ahmed Saad/Reuters)

Membro das forças de segurança do Iraque monta guarda em Bagdá (Ahmed Saad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 19h02.

Bagdá - Um oficial sênior do Exército do Iraque declarou à Associated Press que quatro helicópteros que transportavam comandos iraquianos desembarcaram em um campo de futebol dentro de uma universidade na cidade de Tikrit e entraram em confronto com os militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) por várias horas.

O funcionário não deu qualquer informação sobre o número de vítimas e se recusou a especificar os objetivos da missão. Ele falou em condição de anonimato porque não estava autorizado a dar declarações à imprensa.

O mesmo oficial também disse que 200 soldados chegaram a maior refinaria do país, ao norte de Bagdá, onde militantes fazem ataques há mais de uma semana. Os reforços vão ajudar um contingente que vem defendendo a refinaria de Beiji, que refina quase todo o combustível usado para energia e veículos no Iraque.

A notícia do contra-ataque em Tikrit e Beiji sugeriu que o exército iraquiano intensificou os esforços para recuperar os territórios perdidos para a insurgência do EIIL, que busca formar um estado baseado nas leis islâmicas entre a Síria e o Iraque.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGuerrasIraqueIslamismoSunitasTerrorismo

Mais de Mundo

EUA enfrenta novo impasse sobre o teto da dívida com posse de Trump

Conheça os bastidores da primeira cerimônia de posse de um presidente dos EUA

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês