Mundo

Exército americano testa tendas equipadas com células fotovoltaicas

Tecnologia é capaz de carregar baterias, computadores e outros equipamentos essenciais, sem a necessidade de um gerador ou de combustíveis

O exército americano está aplicando células fotovoltaicas flexíveis em tendas para gerar energia.  (Divulgação/U.S. Army)

O exército americano está aplicando células fotovoltaicas flexíveis em tendas para gerar energia. (Divulgação/U.S. Army)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2010 às 09h25.

São Paulo - O Exército dos EUA está avaliando uma série de células fotovoltaicas, flexíveis e portáteis, que equipam tendas tecnológicas. Os produtos são projetados para permitir às unidades expedicionárias exportar energia elétrica que pode carregar baterias, computadores e outros equipamentos essenciais, sem a necessidade de um gerador ou de combustíveis.

Usando uma tecnologia conhecida como células fotovoltaicas flexíveis a estrutura da tenda com energia solar converte a energia luminosa em eletricidade, eliminando assim a necessidade de geradores e grandes quantidades de combustíveis.

"Eles são ideais para carregar baterias, facilitando as comunicações; os óculos de visão noturna e os computadores, são ligados. Você não quer um gerador no topo de uma montanha e nem ter que levar o combustível a um gerador ou transportar baterias", disse Katherine Hammack, secretária-adjunta do Exército para as instalações, energia e ambiente. Ela também informou que o Exército está esperando para implantar mais destas barracas de energia solar em um futuro próximo.

Os avanços tecnológicos na área da energia fotovoltaica têm possibilitado a construção de materiais leves e portáteis, que são flexíveis e podem facilmente viajar com as unidades desmontadas. De fato, o Exército já implantou algumas destas tecnologias para transmitir localizações ao redor do mundo para avaliação adicional, levando alguns a lugares como Afeganistão, explicou Steven Tucker, engenheiro sênior na área de Tecnologia.

A pretensão do exército americano é expandir o uso das tendas, já que a sua eficiência está comprovada. Três tecnologias fotovoltaicas diferentes estão sendo avaliadas pelo Exército: Power shade, TEMPER Fly e QUADrant.

A Temper Fly é uma estrutura de tenda de 4,8 m x 6 m, capaz de gerar 800 watts de eletricidade. A QUADrant é uma variante menor da Temper Fly, capaz de gerar 200 watts e o Power Shade é capaz de gerar 3 kw de energia elétrica transferível, disse Tucker.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia solarInfraestruturaMeio ambienteSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha