Mundo

Excesso de velocidade causou acidente, diz governador de NY

Governador do estado de Nova York apontou o excesso de velocidade como a possível causa do acidente de trem que deixou ontem quatro mortos e mais de 60 feridos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 12h43.

Nova York - O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, apontou nesta segunda-feira o excesso de velocidade como a possível causa do acidente de trem que deixou ontem quatro mortos e mais de 60 feridos no condado nova-iorquino do Bronx.

"Acho que está relacionado com a velocidade", disse Cuomo em entrevista à rede de televisão "NBC", na qual ressaltou que embora o descarrilamento tenha acontecido em uma curva complicada, ela "estava ali durante décadas".

As autoridades ainda não revelaram a que velocidade circulava o trem, que descarrilou em uma curva pronunciada na área do condado do Bronx onde o rio Hudson se une com o rio Harlem.

A velocidade máxima estabelecida no local é de 48 km/h, embora pouco antes este limite é de 120 km/h

A imprensa local disse que o maquinista do trem informou ao serviço de resgate que acionou os freios para reduzir a velocidade mas que eles não funcionaram.

Técnicos do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) estão examinando todos os detalhes técnicos do acidente, incluindo a revisão da caixa-preta do trem, assim como o diálogo entre o maquinista e os funcionários a bordo.

No local do acidente os funcionários da Autoridade Metropolitana de Transporte (MTA) trabalham para retirar os vagões descarrilados e reparar os danos na linha para retomar o serviço de transporte o mais rápido possível.

O acidente afetou seriamente uma linha que leva todos os dias cerca de 26 mil pessoas ao trabalho na cidade de Nova York.

O acidente de ontem foi o quinto descarrilamento do ano de um trem ou um metro da MTA e o pior desde que um vagão da saiu da pista em 1991, causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de 200 feridos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremMetrópoles globaisNova YorkTransportesTrens

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA