Mundo

Ex-primeiro-ministro da Suécia Ola Ullsten morre aos 86 anos

Ullsten fez parte de diferentes governos de centro-direita que comandaram a Suécia entre 1976 e 1983

Falecimento: Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido (Reprodução/Reprodução)

Falecimento: Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido (Reprodução/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 28 de maio de 2018 às 13h29.

Última atualização em 28 de maio de 2018 às 13h37.

Copenhague - O ex-primeiro-ministro da Suécia e antigo líder do Partido Popular Liberal, Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido.

Ullsten fez parte dos diferentes governos de centro-direita que comandaram a Suécia entre 1976 e 1983, depois de um período de quatro décadas consecutivas de Executivos social-democratas.

O político sueco, que dirigiu o Partido Liberal entre 1978 e 1983, sucedeu Thorbjörn Fälldin como primeiro-ministro do país em outubro de 1978 e teve, durante um ano, um governo de minoria formado apenas com integrantes de seu partido.

Após as eleições de 1979, Fälldin assumiu de novo o cargo, desta vez com integrantes liberais, centristas e moderados, no qual Ullsten exerceu a função de Ministro das Relações Exteriores, cargo que ocupou até 1982.

O resultado eleitoral ruim nas eleições daquele ano, que dariam lugar a um governo social-democrata, provocou a renúncia de Ullsten do comando do partido. Mais tarde, o ex-premiê se tornou embaixador da Suécia no Canadá e na Itália.

Acompanhe tudo sobre:Suécia

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC